O Departamento Pessoal, é o setor responsável pela administração da mão-de-obra do negócio. De forma um pouco mais prática, essa é a área que gerencia a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e passivos trabalhistas, e é fundamental para garantir a qualidade dos processos e para garantir a organização dos registros dos funcionários da empresa.
Apesar de serem confundidos constantemente, o Departamento Pessoal e o departamento de Recursos Humanos realizam atividades distintas dentro de uma empresa. O RH é responsável por tarefas relacionadas à competência e às habilidades do funcionário, enquanto o DP é responsável pela execução e o acompanhamento de questões burocráticas relacionadas aos trabalhadores.
O Departamento Pessoal possui três frentes principais a de Admissão, a de Compensação e de Desligamento. Conheça as atividades de cada uma:
- AP, Admissão de Pessoal, cuida de todo o processo de integração da pessoa contratada, desde a busca no mercado de trabalho, até a efetivação do profissional. Em parceria com o Recrutamento e Seleção.
- O setor de CP, Compensação de Pessoal, cuida das frequências, pagamentos de salário e benefícios, além do pagamento de taxa e contribuições.
- O Desligamento de Pessoal, é responsável pelo desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho e outros), além de toda a rotina de fiscalização.
Atualmente, é possível afirmar que os departamentos de pessoal nas empresas dispõem de toda a tecnologia necessária para agilizar todos os processos, abreviar serviços, e facilitar os cálculos. Entretanto, para que tudo saia conforme o esperado, é importante que hajam profissionais qualificados e motivados, como ocorre em qualquer outra função dentro de uma empresa.
O profissional
Para atuar como Assistente de Departamento Pessoal é preciso que o profissional seja formado em Administração ou áreas correlatas. Realizar cursos na área de Gestão de Pessoas é um diferencial para quem quer se destacar nessa área.
Algumas empresas admitem profissionais que possuam curso técnico em administração ou contabilidade, além de conhecimentos em informática e software de RH, no nível intermediário a avançado.
O mercado
O mercado para o Assistente de Departamento Pessoal é muito amplo, o profissional pode atuar em empresas de diversos segmentos, de médio e grande porte, realizando atividades de rotina administrativa, como admissão e demissão de funcionários, controle de folha de ponto, férias, hora extra e banco de horas e tirando dúvidas dos funcionários em relação a seus benefícios e salário.
Quer saber um pouco mais sobre o setor de Recursos Humanos? O Grupo Asserth explica para você, acesse o link.