People Analytics – Analisando as variáveis nos índices de satisfação

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People Analytics é um novo termo utilizado para analisar e interpretar dados de fontes variadas. Por meio dessa avaliação, o RH pode descobrir quais as variáveis que mais impactam nos índices de satisfação e de engajamento.

Refere-se aos processos de coleta, organização e análises de dados que podem ser usados para monitorar o comportamento dos funcionários e contar com informações úteis para antecipar tendências, aprimorar suas estratégias e tomar decisões mais precisas.

As transformações sociais e tecnológicas modificaram não só a forma como as pessoas se comunicam e lidam umas com as outras no seu cotidiano. A maneira como o trabalhador se coloca diante de um emprego e/ou de uma empresa também foi afetada.

Com isso, receber o salário no fim do mês deixou de ser o único objetivo de profissionais das mais diversas áreas, que passaram a desejar um maior desenvolvimento em suas carreiras.

Nesse contexto, as empresas reconheceram que o seu maior ativo são as pessoas e perceberam a necessidade de aprimorar e estreitar as relações com os funcionários. Tal fator impulsionou o uso da inteligência artificial no RH e no departamento pessoal.  

Assim sendo, o acesso simultâneo a múltiplas informações trouxe para a gestão de pessoas mais facilidade na hora de reconhecer padrões de comportamento e fazer previsões. Essas ferramentas ajudam na contratação e na retenção de talentos, também impactando positivamente nas formas de liderar equipes e na produtividade.

Entretanto, a sensibilidade e a experiência de líderes e gestores não devem ser postas de lado. É preciso que haja uma união desses saberes com os números revelados pelos algoritmos. Assim, será possível realizar uma customização das soluções mais adequadas para cada tipo de empresa.

Quais são as vantagens da utilização do People Analytics?

O People Analytics pode ser usado nas mais diversas situações, mas é especialmente útil para a tomada de decisões que envolvam contratações e corte de funcionários, bem como na elaboração de programas de treinamento, políticas de remuneração, planos de carreira e de sucessão. Desse modo, essas decisões são fundamentadas em fatos, estatísticas e parâmetros preestabelecidos, eliminando, assim, as parcialidades e a subjetividade.

O People Analytics otimiza os processos de recrutamento e seleção, auxiliando na escolha dos profissionais mais alinhados às características da empresa. E, paralelamente, facilita a retenção dos talentos, uma vez que as análises permitem correções e ajustes nas práticas direcionadas ao gerenciamento do capital humano.

Entendeu como funciona o People Analytics? Conheça também como funciona o CRM, clique aqui e saiba mais.

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