CRM – Entenda como funciona e como pode ajudar sua empresa

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O termo CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, uma estratégia de negócios focada no cliente.

Por meio do sistema de CRM, uma empresa consegue manter um banco de dados detalhado de clientes atuais e potenciais, com informações como nome, endereço, email, telefone e assuntos de interesse.

CRM em português significa, fundamentalmente, gestão de relacionamento com os clientes. Na verdade, trata-se de uma técnica de gerenciar as relações entre uma empresa com seus clientes, atuais e futuros. Tal conceito articula diferentes tecnologias para sincronizar suas vendas, as estratégias de marketing utilizadas, o atendimento direto aos clientes e o suporte técnico.

O CRM pode ser usado para analisar perfis de candidatos em geral. Entendendo melhor quem é o seu consumidor, pode-se aprimorar as estratégias de marketing direcionando suas ações para cada um de acordo com as necessidades identificadas.

Com isso, o departamento de marketing se torna capaz de desenvolver campanhas que combinem com o perfil deste interessado. Dessa forma fica mais simples identificar qual é a abordagem necessária para quebrar as barreiras/dúvidas daquele possível aluno.

Principais características do CRM:

Opera em nuvem

A grande maioria dos sistemas CRM atuais funciona por meio da computação em nuvem, o que acabou se tornando um requisito por conta dos benefícios que isso traz.

Por meio da nuvem, também, as informações permanecem sempre seguras em um servidor externo. 

Automatiza parte das tarefas

Se de início você achou que o CRM não passa de uma lista de contatos com alguns recursos extras, saiba que ele faz bem mais que isso.

Parte das tarefas comuns que você teria de realizar manualmente, sem o uso de uma ferramenta como esta, são automatizadas, permitindo que dedique mais tempo a outras atividades importantes.

Integra diferentes áreas

Outra característica do CRM é que ele não beneficia apenas um setor da empresa, mas consegue integrar diferentes áreas e gerar valor igual para cada uma.

Tudo isso facilita também o diálogo entre os profissionais de equipes diferentes, que passam a entender melhor a situação uns dos outros e colaborar melhor entre si.

Integra-se com outros sistemas

Uma solução de CRM completa deve se integrar com outros softwares que a empresa utiliza, pois as informações podem vir de diversas fontes e podem ser usadas para diferentes fins.

O CRM pode ser integrado, por exemplo, com um sistema de envio de e-mail marketing, já que os dados dos clientes podem ser usados para segmentar e personalizar os envios.

Outro exemplo de integração é com as redes sociais, já que os contatos dos clientes podem acontecer por lá e precisam estar disponíveis para a equipe nos contatos futuros.

Gera relatórios

Ao entender o comportamento dos clientes e os resultados das suas ações, você poderia criar estratégias muito mais eficientes.

Com um software de CRM, você pode analisar o desempenho de tudo o que foi feito em relatórios acessíveis, que permitem extrair dados valiosos e gerar insights para otimizar o relacionamento com os clientes.

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