job-rotation-entenda-o-que-e-o-rodizio-de-trabalho

O Job Rotation, ou Rotação de Emprego em tradução livre, é uma prática de rodízio de trabalho em que o funcionário atua em diferentes funções por um período determinado e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

O objetivo permitir maior aprendizado e preparar os profissionais para desafios futuros.

Essa é uma técnica de treinamento em que o empregado tem como vantagem, o aprendizado na prática de como funcionam todos os setores da empresa e caso venha se tornar um gestor, ele estará bem preparado pois terá passado por diversas áreas e terá um conhecimento estratégico da organização.

Quais as vantagens do Job Rotation?

Para os especialistas em RH, o Job Rotation é essencial para que o funcionário se torne um profissional completo, aprendendo na prática como funcionam todos os setores da empresa. Desta forma, quando estiver em seu departamento definitivo, ele saberá exatamente como ocorrem as atividades nos demais setores, podendo assim desempenhar suas funções de forma mais efetiva.

Já para a empresa, a vantagem do job rotation, é que os treinamentos passam a ser opcionais, uma vez que o funcionário conhece a empresa durante o expediente, aprendendo e trabalhando ao mesmo tempo.

O Job Rotation faz com que o funcionário a saia de zona de conforto, o incentivando para que ele busque mais informações sobre a empresa, conheça novos procedimentos, exercite a liderança e network, além de adquirir diversas experiências. Faz com que ele pense diferente e esteja sempre em movimento, construindo um perfil de profissional completo para aquela empresa.

Porque fazer o Job Rotation?

É claro que não é possível que todos os empregados saibam tudo em uma grande organização, até porque a legislação atual está aí para orientar quanto aos regimentos das relações trabalhistas. Mas não se pode negar que um bom programa de job rotation é uma alternativa eficaz, eficiente e barata de se treinar o pessoal em outras tarefas.

Algumas empresas utilizam esse processo para ensinar aos especialmente, estagiários e formandos em programas de trainees. Outras empresas vão mais além e não só fazem o rodízio, como também praticam muitas outras maneiras de treinar o seu pessoal.

O programa de job rotation deve ser bem estruturado, pois é esse planejamento que evitará a perda de tempo e dinheiro, bem como evitará problemas sindicais, ou ainda, evitará que o empregado vá para outro setor ou cargo e se sinta perdido ou até mesmo atrapalhe o bom andamento das atividades do setor que o recebe.

Se bem organizado e gerenciado, de um lado, a pessoa que recebe o treinamento aprende outra tarefa. De outro lado, a pessoa que ensina (mentor) desenvolve outras habilidades, como: comunicação, liderança etc. Ambos poderão desenvolver as suas dificuldades, aprender novas possibilidades, fortalecer os seus pontos fortes e serem potenciais para cargos futuros.

Entendeu como funciona? Conheça também como é um RH estratégico, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui