A gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedores e clientes finais.
O objetivo é reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc.
Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na própria empresa e nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa.
Este gerenciamento tem duas formas:
SPC
É o planejamento da cadeia de suprimentos que habilita a empresa a gerar previsões de demanda e então desenvolver planos de aquisição de matéria prima e fabricação para um produto.
SCE
Nesse caso é a execução da cadeia de suprimentos para gerenciar o fluxo de produtos por meio das centrais de distribuição e depósitos garantindo a entrega dos produtos.
Para garantir o gerenciamento da cadeia de suprimentos é preciso que os membros da cadeia trabalhem em conjunto para atingir a meta e coordenar melhor os processos de negócio.
As empresas estão recorrendo ao Processo Colaborativo que é o uso de tecnologias digitais, como a Intranet, para capacitar, desenvolver, montar e gerenciar os produtos durante seu ciclo de vida.
Muitas empresas hoje são responsáveis por sua própria rede de distribuição, o que diminui custos e facilita o compartilhamento de informações, mas com algumas restrições de acesso.
Dicas para melhorar a cadeia de suprimentos
A importância de compreender toda a cadeia de suprimentos é fundamental para identificar as necessidades da SCM e conseguir otimizar todos os processos, unindo agilidade a qualidade.
Para ter uma cadeia de suprimentos com alto padrão de competência, é necessário incluir formas de melhoria nas seguintes atividades:
- Localização de fornecedores de matéria-prima;
- Fabricação do produto;
- Previsão e planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda
- Armazenagem do produto;
- Entrega do produto;
- Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do processo, onde for necessário.
Lembrando que, a tecnologia da informação está intrinsecamente ligada com a eficiência de uma SCM, por isso é bom utilizar softwares que auxiliem relações e processos, como no caso dos fornecedores.
Entendeu como a Gestão na Cadeia de Suprimentos pode auxiliar no funcionamento da empresa? Conheça também os outros Sistemas de Informação para automatizar o funcionamento dos setores, clique aqui e saiba mais.