plano-de-negocios-conheca-sua-importancia-para-a-empresa

Um Plano de negócio é o documento que descreve todos os objetivos da empresa e cada fase a ser desenvolvida para que estes objetivos sejam alcançados.

Um plano de negócios é como um mapa com os caminhos que devem ser percorridos até que a empresa funcione plenamente.

É uma ferramenta utilizada por empreendedores, empresários, investidores, bancas avaliadoras, parceiros e possíveis fornecedores, para prever o investimento inicial e retorno esperado para um negócio em fase embrionária.

De forma simples é onde os empreendedores param para analisar a viabilidade do negócio, se precavendo de possíveis riscos e incertezas. Lembrando que quanto maiores forem os detalhes das informações obtidas no plano de negócio, maiores são as chances de acertos no futuro empreendimento.

Este documento é utilizado para identificar erros e restringi-los no papel, podendo realizar todas as simulações necessárias, antes do negócio ser lançado no mercado. O Plano de Negócio é de um documento essencial para garantir a segurança na criação da empresa, de forma a correr menos riscos e incertezas.

Quando fazer o Plano de Negócios?

O plano de negócios em geral deve ser escrito antes de se abrir o negócio, deixando o processo mais claro e fácil para o empreendedor.

O empresário também pode adotar o documento quando o empreendimento já estiver funcionando.

Neste caso, o planejamento é chamado de planejamento empresarial ou planejamento estratégico, muito parecido com um plano de negócios, podendo se desdobrar em planos menores, como é o caso do plano de marketing e plano financeiro.

Para a montagem do plano de negócios, em termos técnicos, é necessária a seguinte estrutura básica:

A capa, contendo as informações necessárias, de forma bem clara;

O sumário, contendo o título de cada sessão do Plano de Negócio, assim como suas devidas páginas;

O sumário executivo, que é a parte mais importante do documento. É nela que será desenvolvido e escrito todo planejamento e estrutura do negócio, contendo todas as informações necessárias, para que seja dirigida ao público de forma clara e explícita, apresentando de forma definida, uma proposta concreta do negócio apresentado, as partes interessadas.

Agora que você já sabe da importância do Plano de negócio e de sua estrutura básica, conheça também a importância do DNA da empresa, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui