Um Plano de negócio é o documento que descreve todos os objetivos da empresa e cada fase a ser desenvolvida para que estes objetivos sejam alcançados.
Um plano de negócios é como um mapa com os caminhos que devem ser percorridos até que a empresa funcione plenamente.
É uma ferramenta utilizada por empreendedores, empresários, investidores, bancas avaliadoras, parceiros e possíveis fornecedores, para prever o investimento inicial e retorno esperado para um negócio em fase embrionária.
De forma simples é onde os empreendedores param para analisar a viabilidade do negócio, se precavendo de possíveis riscos e incertezas. Lembrando que quanto maiores forem os detalhes das informações obtidas no plano de negócio, maiores são as chances de acertos no futuro empreendimento.
Este documento é utilizado para identificar erros e restringi-los no papel, podendo realizar todas as simulações necessárias, antes do negócio ser lançado no mercado. O Plano de Negócio é de um documento essencial para garantir a segurança na criação da empresa, de forma a correr menos riscos e incertezas.
Quando fazer o Plano de Negócios?
O plano de negócios em geral deve ser escrito antes de se abrir o negócio, deixando o processo mais claro e fácil para o empreendedor.
O empresário também pode adotar o documento quando o empreendimento já estiver funcionando.
Neste caso, o planejamento é chamado de planejamento empresarial ou planejamento estratégico, muito parecido com um plano de negócios, podendo se desdobrar em planos menores, como é o caso do plano de marketing e plano financeiro.
Para a montagem do plano de negócios, em termos técnicos, é necessária a seguinte estrutura básica:
A capa, contendo as informações necessárias, de forma bem clara;
O sumário, contendo o título de cada sessão do Plano de Negócio, assim como suas devidas páginas;
O sumário executivo, que é a parte mais importante do documento. É nela que será desenvolvido e escrito todo planejamento e estrutura do negócio, contendo todas as informações necessárias, para que seja dirigida ao público de forma clara e explícita, apresentando de forma definida, uma proposta concreta do negócio apresentado, as partes interessadas.
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