Chatbots – Atendimento ao cliente no mundo digital

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Com o avanço da tecnologia, o uso do telefone no meio comercial tem mudado bastante pois muitas empresas resolveram padronizar o atendimento para todos os clientes por meio do atendimento digital. Um estudo mundial da PwC mostra que entre CEOs pesquisados, só no setor de varejo 69% planejam aumentar os investimentos na digitalização do atendimento.

O comportamento do consumidor mudou muito com a chegada da internet, principalmente por conta das redes sociais. O relacionamento entre consumidor e empresa hoje é muito mais próximo que a duas décadas, a comunicação passou a ser quase instantânea com os Chatbot, que é a inteligencia artificial no atendimento digital.

As pessoas estão usando seus smartphones, laptops, tablets, smart watches e etc, a todo momento e as empresas devem se adaptar a esse cenário tecnológico.

Como vimos no texto Atendimento Digital – Uma nova forma de se comunicar, várias ferramentas já estão sendo usadas no mercado e principal delas é o chatbot. E é nos chatbots que vamos focar.

É possível que você tenha um breve entendido do que é um chatbot. Chatbot é um robô (robot) que conversa com as pessoas via chat. Mas não se engane pela simplicidade do conceito!

Os chatbots representam uma grande evolução na relação entre pessoas, marcas e tecnologia. Eles influenciam desde a maneira como as pessoas utilizam seus telefones até a operação de Atendimento e Suporte de grandes empresas.

Chatbots podem ser simples ou mais complexos. O Globalbot, por exemplo, possui ambos os modelos. Os mais básicos, com pequenas automatizações, fornecem respostas e opções de alguns serviços para orientar os clientes em resolver suas dúvidas e/ou realizar algumas ações (como por exemplo, um chatbot para conferir débitos e apresentar uma 2a via de um boleto).

Já as versões de chatbots mais sofisticadas contam com recursos de Inteligência Artificial que os tornam capazes de aprender com exemplos de atendimento, passando informações sobre os produtos e serviços oferecidos e realizando ações mais complexas, inclusive permitir integração entre o chatbot e sistemas legados da empresa.

Uma vez suprido com as informações necessárias, a ferramenta inteligente aprenderá com as novas interações e será capaz de atualizar-se automaticamente (o que é denominado de aprendizado da máquina, ou machine learning).

Agora que você já conhece as vantagens do Chatbots, o que acha de deixar sua empresa especializada fazer o Recrutamento e Seleção de suas vagas? Confira as vantagens clicando aqui.

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