Cobrança por telefone – Dicas de como realizar essa cobrança

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Hoje a telecobrança continua sendo a forma mais eficiente de cobrar dívidas. Saber fazer a cobrança por telefone é essencial para quem precisa combater a inadimplência.

Primeiro é preciso entender que a inadimplência pode ser causada por diversos motivos, seja a quebra de expectativa do cliente ao ver que o produto/serviço ou a falta de organização financeira do cliente.

Muitas pessoas não se sentem seguras na hora de abordar o devedor. Isso acontece porque falta um ponto fundamental para a abordagem de cobrança, o planejamento.

Muito mais do que apenas cobrar o planejamento da cobrança por telefone vai trazer a confiança e o controle do contato de cobrança que você precisa para ter bons resultados na cobrança de dívidas.

Confira algumas dicas de como realizar uma boa cobrança e ter a forma mais eficiente de cobrar dívidas.

  • Conheça o perfil do cliente

O diferencial do atendimento feito por um operador, é que você pode adaptar a fala de acordo com o cliente. É fundamental que esse relacionamento seja construído de acordo com a cultura da empresa, para que estratégias de cobranças tenham efeito positivo.

  • Saber informações sobre o consumidor e a dívida

Momentos antes do operador realizar a chamada, é necessário que ele tenha em mãos os dados sobre o consumidor e a dívida. Isso porque, saber mais sobre com o que está lidando funciona como um suporte para o operador, que poderá tirar dúvidas e rebater a inverdades e argumentos da melhor maneira possível.

  • Oriente sua equipe

É indispensável que o líder oriente sua equipe sobre o Código de Defesa do Consumidor, para que ela esteja ciente dos direitos e deveres do cliente. Assim como a orientação deve estar voltada para um atendimento leve e sutil. Isso evitar possíveis conflitos e desavenças com o cliente, que já está numa situação de desconforto.

  • Seja gentil e educado

Mantenha o tom de voz calmo, fale com clareza e objetividade são dicas valiosas para fazer uma cobrança eficaz. A calma e educação deve estar presente na conversa do início ao fim, mesmo quando há confrontos.

  • Mostrar os benefícios de pagar a dívida

O operador que executa a operação de cobrança com excelência é aquele que vende para o cliente a oportunidade e os benefícios de pagar sua dívida. Algumas vantagens que podem ser colocadas à mostra são: a retirada do nome de um cadastro negativo e condições de negociação. Assim que o cliente sentir que aquilo será vantajoso para ele, com certeza irá aderir à ideia.

Agora que você já sabe que a telecobrança é a a forma mais eficiente de cobrar dívidas, o que acha de aprender sobre SAC 2.0? O Grupo Asserth explica para você. Clique aqui e saiba mais.

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