Novas marcas, serviços e produtos surgem todos os dias. E nesse mar, chamar a atenção e se destacar torna-se cada vez mais difícil e desafiador. E é para encarar esse desafio que nasceu o Branded Content.
O significado desse termo em português é Conteúdo de Marca. É a produção de conteúdo da marca, mas que precisa ter relevância, qualidade e valor para o cliente.
No Branded Content, o conteúdo necessita de muita qualidade para poder alcançar o público-alvo e mantê-lo interessado no que está sendo passado.
O que é?
O Branded Content, ainda é pouco explorado na maioria das empresas. Ele surgiu há alguns anos como uma solução para o desafio que muitas organizações enfrentam nos dias de hoje: transmitir a mensagem da marca aos clientes e possíveis clientes de uma forma leve e diferente, conquistando a atenção.
Em linhas gerais, branded content é todo aquele
conteúdo produzido pelas marcas para conversar com o consumidor. Entretanto, esse conteúdo não tem como objetivo prioritário vender diretamente um item, como é o caso da publicidade.
A ideia aqui é apostar em qualidade e relevância sobre um determinado assunto visando se tornar uma referência sobre ele.
Como produzir?
Embora não exista uma fórmula, existem vários fatores essenciais para o sucesso na produção de branded content.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o ritmo do marketing digital é muito diferente do marketing tradicional.
No marketing digital, existe menos tempo para planejamento, pois as ações e reações precisam ser instantâneas. Do contrário, a atenção do público logo se volta para outro assunto, e você pode perder uma boa chance de ganhar visibilidade.
Nessa estratégia, o que se faz depois de soltar um conteúdo é crucial para o sucesso. O objetivo é entender o que está acontecendo com o conteúdo nas mãos do público e tentar mantê-lo “ativo” durante o maior tempo possível.
Outro ingrediente importante para o branded content de sucesso é a relevância. Afinal, a relevância tem uma função de ajudar na disseminação do conteúdo.
Como ele se apoia fortemente em mídias sociais, ele vai ser visto na proporção em que for compartilhado.
Em outras palavras: se as primeiras pessoas que tiverem contato com o conteúdo não considerarem relevante, ele não vai ser reforçado e passado adiante. Em vez disso, vai “morrer” antes de atingir o grande público.
Quais as vantagens do branded content?
A grande oferta de informação oferecida pelas marcas faz com que tudo que é disponibilizado no ambiente online seja muito igual.
Para chamar a atenção, é preciso se diferenciar da maioria e encantar o cliente, tornando-o fiel à sua empresa. Mas, como fazer isso por meio do branded content?
Estreitamento da relação entre empresa e consumidor
A estratégia de produzir conteúdo de marca é uma tentativa de manter um constante diálogo com o seu público. Fazer com que as pessoas tenham um carinho especial pela empresa é fundamental para se ter bons resultados na hora de vender um produto ou serviço.
Gerar assunto constantemente com os conteúdos bem elaborados e focados no seu consumidor é uma ótima chance de alinhar, cada vez mais, a relação entre cliente e marca.
Aumento da presença digital
O branded content pode oferecer para a sua empresa, de forma espontânea, um aumento de presença no ambiente online.
Se aquele conteúdo, de qualidade e relevância, se tornar um viral nas mídias digitais, não será preciso investir tanto em impulsionamento e campanhas.
Consolidação da marca
Se o conteúdo que a marca oferecer para o público for muito interessante, certamente ele vai cair nas graças dos seus clientes, e adivinha quem será lembrada com maior facilidade? Sim, a empresa.
O branded content é uma excelente oportunidade de fortalecimento de marca. Basta acertar uma vez e já será o suficiente para ficar na cabeça das pessoas por muito tempo.
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