O Whatsapp tem 120 milhões de usuários apenas no Brasil, a praticidade em se comunicar e a economia gerada pelo aplicativo justificam sua popularidade. Apesar de ter sido criado, originalmente, para mensagens pessoais e privadas. O WhatsApp Bussiness chegou no mundo dos negócios como uma nova forma de atendimento digital.
O WhatsApp Business já está disponível para testes e conta com funções específicas para as empresas usarem o serviço como um canal oficial de seu negócio. A ferramenta tem recursos voltados para a gestão e permite, por exemplo, escolher respostas automáticas a serem enviadas aos clientes que entrarem em contato, semelhante ao que acontece hoje em uma ligação e em um contato por meio de chatboot.
As vantagens de utilizar a versão empresarial em relação à original são muitas: conta da empresa verificada e sinalizada como comercial, ferramentas para automatizar e classificar as mensagens, possibilidade de agendar mensagens, métricas de mensagem – o usuário consegue acompanhar as estatísticas sobre as mensagens e além da criação de respostas automáticas.
O primeiro passo para integrar o WhatsApp Business à sua empresa é estimar o volume de contatos que serão feitos por esse canal. Depois disso, é importante entender como serão os processos de atendimento para avaliar o nível de autonomia que o canal terá para lidar com as situações que irão surgir.
Veja algumas funcionalidades do aplicativo:
- Mensagens automáticas: com horário de atendimento, respostas rápidas e de ausência
- Segmentação por assunto
- Detalhes da empresa: com email, endereço e site
- Métricas de mensagens enviadas, entregues e lidas
- Será possível usar o WhatsApp pessoal e o business no mesmo celular
Ainda não está convencido? Conheça 3 ótimos motivos para usar o WhatsApp Business na sua empresa:
1- Todo mundo usa
Segundo pesquisa, em 2017 o WhatsApp foi a rede social mais usada no país, seguido de Facebook, Instagram, Messenger e Twitter. Onde os clientes estiverem, você precisa atendê-los, correto? Isso que torna a proposta deste aplicativo tão atrativa.
2- Aumento das vendas
Ao organizar os contatos por interesses, usando as listas de transmissão e atendendo bem o cliente, você terá uma boa ferramenta em mãos para aumentar as vendas da sua empresa e melhorar o relacionamento com seus clientes.
3- Baixo Custo
O aplicativo ainda não cobra nada para seu uso na versão pessoal atualmente. Apesar de ser possível que a versão business tenha custos, em comparação com outras ferramentas de marketing o preço ainda deve ser uma vantagem.
Além disso, não há nenhum impedimento legal para que corporações utilizem o WhatsApp como canal de atendimento.
Agora que conheceu o WhatsApp Business como uma nova forma de Atendimento Digital, que tal aprender sobre Atendimento Digital? O Grupo Asserth explica para você.