O Ticket médio é de extrema importância para as empresas pois a partir dele é possível planejar o aumento de vendas e obter lucros maiores. É um indicador de performance utilizado para realizar análises.
A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em uma compra. Assim, o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa divididas pelo número de vendas.
Ticket médio é o valor médio que cada cliente compra em seu estabelecimento, esse cálculo é feito da seguinte forma: o volume de vendas realizadas no dia sobre o número de clientes que efetuaram essas compras.
Outro cálculo do ticket médio leva em conta o número de clientes e qual é o valor médio de suas compras em determinado período.
É possível calcular o ticket médio de diferentes linhas de produtos, de canais de vendas ou de cada um de seus vendedores especificamente, entre muitos outros casos.
Um diferente tipo de ticket médio pode ser usado para definir um planejamento estratégico de metas e objetivos ou um bom plano de vendas.
Cálculo do ticket médio
Para calcular o ticket médio é preciso conhecer os parâmetros do valor total faturado e o número de pedidos, além de definir um período a ser analisado.
Ao coletar esses dados, basta dividir o faturamento pelo número de pedidos.
Imagine que uma empresa faturou, em três meses, o equivalente a R$ 150 mil, e nesse período foram feitos 500 pedidos.
Fórmula do Ticket médio = faturamento total / número de pedidos = R$ 150.000 / 500 = R$ 300.
Monitoramento do ticket médio
É importante manter um controle mensal. As equipes de marketing e vendas tentarão sempre criar novas técnicas e ferramentas para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Sendo assim, essas ações podem interferir no ticket médio.
Com isso, a avaliação do indicador deve ser usada para acompanhar os resultados das estratégias, conhecendo o que é mais eficiente e o que deve ser replanejado.
Aumente o ticket médio
A lógica é simples: quanto mais o negócio vende, mais o ticket médio aumenta.
- Variedade de produtos
Quanto maior a variedade de produtos para o consumidor, maior será a chance de comprarem e levarem aquela “coisinha a mais”.
- Disponibilização estratégica
Disponibilizar os produtos de forma estratégica é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio do negócio.
Primeiro, faça um levantamento dos produtos que possuem um maior número de vendas, feito isso, apresente-os em conjunto com produtos que ele não compraria em situações normais.
- Não deixe o cliente esquecer alguns itens
O cliente geralmente tem um objetivo de compra, então, é válido incentivá-lo a não esquecer todos os itens que precisa.
Além de aumentar o ticket médio, faz com que o consumidor associe a empresa como aquela que facilita a sua vida.
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