ROI no Trade Markentig – Entenda como funciona e como fazer

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O termo ROI é uma sigla para a expressão inglesa “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento”. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.

O ROI calcula também tudo o que é feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, e muito mais, deixando claro para os gestores quais investimentos valem a pena.

O cálculo do ROI em uma estratégia de trade marketing, visa encontrar a relação do custo e investimento de uma ação no ponto de venda e qual o impacto e retorno que esse investimento trouxe para o planejamento da ação.

Como fazer o cálculo do ROI?

Existem diversos tipos de cálculo de ROI no trade marketing. Cabe ao gestor e aos promotores de venda determinarem os KPIs, indicadores-chave de Desempenho, de acordo com a necessidade da empresa.

Um dos cálculos mais simples de ROI dentro do trade marketing é determinar o custo que um promotor tem, dentro do faturamento mensal da empresa ou dentro do valor destinado às ações de trade marketing de um planejamento estratégico.

Outros apontamentos que podem entrar nesse custo são o reembolso do deslocamento do promotor de vendas, o custo da ferramenta de gestão diluído entre os meses do ano (quando houver), a remuneração do supervisor (também proporcional ao tempo despendido por ele para aquele PDV).

Essas informações podem trazer uma ideia global da operação, bem como segmentar ainda mais o cálculo: dependendo da abrangência de atuação da empresa, medir o ROI do trade marketing permitirá que você analise região por região e, claro, ponto de venda por ponto de venda.

Importância do ROI

Ter controle sobre o investimento em ações de trade marketing é uma das principais formas de criar valor perante a diretoria da empresa.

Para isso, é essencial para gestores e promotores de venda, terem total controle dos resultados de venda nos pontos de venda. Além disso, ter conhecimento acerca da aceitação dos clientes e do número de vendas, pode oferecer importantes interpretações para novas estratégias.

Para auxiliar os operadores do trade marketing na aquisição de valores e resultados, úteis para diversas metodologias de cálculo do ROI, inúmeras ferramentas se mostram úteis nesse momento.

Investir em tecnologia aplicada, independentemente de qual seja o segmento, tem se mostrado extremamente eficiente, além de um ótimo investimento a médio e longo prazo.

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