Como já conversamos aqui, a Reforma Trabalhista trouxe muitas alterações nas relações entre patrão e empregado, sendo à regulamentação da terceirização do trabalho uma das modificações mais relevantes. Hoje vamos falar sobre os cuidados necessários para terceirizar serviços.
A contratação de mão de obra especializada ajuda a eliminar a ociosidade, gerando aumento da produtividade; elimina gastos com seleção, recrutamento e treinamento de funcionários; proporciona uma qualidade maior no serviço prestado, pois a empresa contratada é especializada naquele tipo de serviço.
Porém, para tirar o que há de melhor da terceirização do trabalho, é necessário tomar algumas precauções. Veja 4 Cuidados necessários para terceirizar serviços.
- Acompanhar e fiscalizar
É essencial manter sempre uma fiscalização quanto ao pagamento do salário dos profissionais e o recolhimento das taxas. Para se precaver adicione uma cláusula no contrato de forma que se vincule o pagamento à apresentação dos holerites de pagamento e das guias de recolhimento de tributos atualizadas.
- Ter atenção quanto à alta taxa de rotatividade
A alta rotatividade entre os funcionários de uma empresa pode ser o indício de má gestão ou má qualificação dos trabalhadores, o que pode gerar transtornos para a sua empresa. Outras consequências podem ser a falta de adaptação com outros funcionários e também a falta de segurança, pois ter cada dia uma pessoa nova e desconhecida na empresa pode trazer riscos para o empreendimento.
Para contornar o problema, sempre consulte outros clientes da empresa, para saber a satisfação deles com os serviços prestados e problemas que possam ter ocorrido.
- Exigir um seguro de acidentes de trabalho
Devido à corresponsabilidade da contratante em casos de acidentes de trabalho, despesas indenizatórias podem recair nos cofres de quem contratou a terceirizada. Para evitar isso, sempre exija que a prestadora de serviço tenha um plano de cobertura contra acidentes de trabalho. Além de ser uma precaução contra problemas futuros, mostra que a terceirizada é uma empresa que tem responsabilidade.
A empresa prestadora de serviços deve também oferecer EPIs aos seus funcionários, ou seja, equipamentos de proteção individual conforme a atividade que executam. Por sua vez, a empresa tomadora também deve oferecer equipamentos de proteção coletiva em suas instalações, onde serão desenvolvidas as atividades.
- Desconfie de preços muito baixos
Empresas que cobram muito pouco podem oferecer serviço de baixa qualidade. O custo vantajoso pode ser devido ao mau pagamento ou falta de treinamento a funcionários, utilização de produtos de baixa qualidade, entre outros. Dê preferência a empresas que dão benefícios, possuem planos de metas premiadas e mantém uma política de atualização dos funcionários. Elas estimulam o trabalhador a executar melhor o serviço.
Agora que você conheceu os cuidados necessários para terceirizar serviços, que tal conhecer uma pouco mais sobre terceirização dos setores? Clique aqui e saiba mais.