O marketing digital é indispensável em qualquer tipo de empresa, mas para fazer um bom trabalho é preciso conhecer bem os seus clientes. É fundamental entender como aplicar o marketing digital para B2B e B2C.
Todas as estratégias devem ser voltadas pensando no cliente, o que influencia diretamente na forma que fazemos o trabalho de marketing. Mas você sabe o que é B2B e B2C? Conhece as diferenças entre esses modelos de negócio?
Hoje vamos te mostrar as diferenças entre os dois modelos e qual é a importância de adequar nossas ações na hora de colocar em prática a sua estratégia em marketing digital.
Quais as diferenças entre B2B e B2C?
B2B é uma sigla que representa Business to Business, ou seja, são os negócios de empresas para empresas. Quando o trabalho de venda é realizado da sua empresa com outra empresa, aí temos a aplicação dessa definição.
Indústrias que negociam com distribuidoras, com atacadistas ou até mesmo com outras indústrias são exemplo desse modelo B2B.
Já o B2C é uma sigla que representa Business to Consumer ou negócios de empresa para consumidor. Nesse caso, o B2C é o trabalho de venda que uma empresa realiza com o cliente final.
Esse modelo se aplica na prática quando um revendedor entrega os produtos diretamente ao consumidor. Usando uma loja de departamentos como exemplo, ela compra os produtos dos fornecedores (modelo B2B) e vende em seguida para o cliente final (modelo B2C) encerrando o ciclo.
Mesmos canais, estratégias diferentes
Tanto empresas B2B quanto B2C utilizam os mesmos canais (com estratégias diferentes) para atrair e se comunicar com o seu público-alvo. Campanhas de e-mail marketing e o marketing de conteúdo são as principais estratégias utilizadas pelos comércios eletrônicos.
Isso porque, por meio do marketing de conteúdo, é possível oferecer um material com conteúdo rico, que ajudará o cliente a reconhecer o seu problema e a procurar soluções que atendam às suas necessidades. Essa estratégia é especialmente utilizada por empresas B2B.
Essa estratégia também é muito utilizada em lojas B2C, mas como os consumidores, nesse modelo, são mais impulsivos, as estratégias são focadas mais em elementos visuais e gatilhos mentais.
A principal diferença entre as estratégias B2B e B2C é a forma como a comunicação é direcionada. Como o perfil do público-alvo é bem diferente, é preciso conhecer detalhadamente suas necessidades para desenvolver as melhores abordagens, tanto de comunicação quanto de vendas.
Muitas empresas acabam trabalhando com os dois formatos conforme o negócio vai evoluindo, mas é essencial desenvolver estratégias de acordo com cada modelo de negócios.
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