Para muitos gestores o descontrole financeiro e fiscal são os principais riscos do Brasil. Diversas matérias e estudos são publicados diariamente abordando este tema no detalhe, com números assustadores. Mas e internamente? Como está o nível de preocupação em relação ao controle financeiro em sua empresa?

Por tratar-se de um assunto técnico e complexo, ainda há um comportamento preocupante em muitas gestões quando o assunto é o financeiro do negócio. Em grandes empresas costuma ser ainda maior este nível de “está tudo sob controle” mas é preciso se aprofundar e entender se a real situação não é outra. Abaixo listamos os problemas mais comuns ocasionados por falta de controle financeiro e fiscal:

– Falta de Previsão de Caixa e Cobranças Indevidas;

– Divulgação de Informações erradas gerando problemas com auditorias e fiscalizações;

– Descontrole no conta a receber;

– Entrega de Obrigações Fora do Prazo;

– Descontrole na retenção de impostos.

A acuracidade das informações e rotinas que o departamento financeiro são fundamentais para evitar não só os problemas acima, mas também uma série de outras infrações que a empresa pode sofrer, gerando perdas consideráveis. Gestores proativos e dinâmicos certamente devem se anteceder à essas inconsistências, analisando e promovendo planos de ações consistentes com prazos determinados.

Por fim, além de atentar-se aos apontamentos acima, é necessário pensar estrategicamente e validar em seu head-count a existência da capacidade técnica para problemas financeiros específicos, não deixando-o sem tempo para promover soluções rápidas em situações emergenciais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui