AIDA – Uma ferramenta de gestão da comunicação

0
1498
aida-uma-ferramenta-de-gestao-da-comunicacao

Ferramenta de gestão da comunicação usada pelo marketing, AIDA é a abreviação para as palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Trata-se de um modelo que procura descrever os estados mentais que os consumidores passam no processo de adquirir produtos ou serviços.

AIDA, é uma uma fórmula com mais de cem anos de história, usada para estruturar as mensagens de venda e que é aplicada pelos empreendedores mais bem sucedidos que buscam alcançar os melhores resultados.

São 4 etapas pelas quais o cliente deve passar de forma progressiva e ordenada, para tomar a decisão de comprar um produto ou serviço.

O objetivo do AIDA é entender melhor o comportamento do público-alvo, desde o primeiro contato até o momento da conversão. As informações captadas podem ser utilizadas para que melhorar ainda o número de conversões, potencializando os resultados.

Teorias mais recentes de Marketing assumem que a venda não é o ponto final para a venda, mas sim a satisfação do consumidor, o que faria que o consumidor voltasse a comprar o produto que o satisfez. Assim, muitos especialistas passaram a acrescentar o “S” de satisfação, modificando a nomenclatura AIDA para AIDAS (Atenção, Interesse, Desejo, Ação e Satisfação).

Ultimamente uma outra letra foi acrescentada ao modelo: “C” de Convicção. os detalhes necessários em uma campanha visando atender os preceitos do Modelo AIDA são:

Atenção

Há a necessidade de usar palavras ou imagens que chamem a atenção do segmento que desejamos atingir, visando convencê-lo a parar o que estiver fazendo e prestar atenção à mensagem do anunciante.

Interesse

O anunciante tem a atenção de uma parte de seu público-alvo, mas tem que se envolver com eles o suficiente para que desejem gastar o seu tempo para olhar a mensagem da campanha em detalhes.

Desejo

O Desejo anda junto com o Interesse no Modelo AIDA. Da mesma forma que um anunciante está tentando obter o interesse de um leitor, há a necessidade de ajudar o consumidor a entender o que está sendo oferecido.

Convicção

Alguns consumidores são céticos quanto à mensagem que estão recebendo. Por esse motivo, fatos concretos, estatísticas, pesquisas e textos objetivos ajudaram a convencer as pessoas.

Ação

Este é o momento de obter a aceitação. Perguntar se pode emitir o pedido, ou solicitar que visite o site da empresa faz parte da ação, que não significa, obrigatoriamente a ação de compra.

Satisfação

Um comprador satisfeito, certamente voltará a comprar e irá recomendar a empresa.

Agora que você já entendeu as vantagens do AIDA, o que acha de aprender sobre Endomarketing? Confira as dicas clicando aqui.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui