O follow-up de vendas é uma forma de acompanhar o potencial cliente na hora de dizer “sim” ou “não” para a proposta apresentada ou para uma decisão durante a jornada de compra e um dos melhores meios de convencer o cliente é através do Marketing de Conteúdo.
O Follow up pode ser feito por telefone, email, Skype, redes sociais, ou o canal de comunicação que ele preferir.
Vender é um desafio constante para toda equipe comercial. Fazer um potencial cliente dizer “sim” envolve muitos passos, desde ele compreender como o produto ou solução pode ajudá-lo, até conseguir que todas as pessoas envolvidas na jornada de compra estejam também de acordo e convencidas de que fecharam com parceiro ideal.
Um follow up bem executado depende de dois fatores:
Timing
Entender qual o melhor momento para contatar o lead, qual a frequência dos contatos e a duração de cada um.
Defina um número máximo de tentativas e a distância entre cada uma delas para não parecer chato, mais garantindo que não vai perder o lead por falta de persistência.
Valor
O objetivo deve ser SEMPRE agregar valor.
Nunca envie um email padrão cobrando uma resposta do lead. Demonstre que pode ajudá-lo e garanta que o follow up está alinhado ao processo de venda consultiva.
Além de prestar atenção nesses dois detalhes, é importante saber manter a curiosidade do lead pelo seu trabalho ou produto.
Aproveite o Marketing de Conteúdo no Follow up
Sabe aqueles posts no blog da empresa que abordam problemas comuns aos seus leads?
Se as estratégias de conteúdo são bem direcionadas e abordam temas alinhados à jornada de compra do Perfil de Cliente Ideal, é possível aproveitar bastante conteúdo ao longo dos follow ups.
Lembre-se, quando se constrói um fluxo de cadência, o objetivo é entrar em contato com o lead ou manter a relação.
É possível trabalhar com essa ideia sempre que realizar um follow up com seu lead. Indique um artigo que pode ajudá-lo, você ganha credibilidade, gera valor e se posiciona como especialista.
Existem casos em que o lead demonstra interesse, mais a call de qualificação ainda não aconteceu.
Ou ainda existem casos em que você passou pela call de qualificação, mas o lead ainda não está totalmente qualificado para ser passado para o closer. Esses casos são bem frequentes.
Indique seus conteúdos mais ricos e educativos, utilizando um fluxo de qualificação, e mantenha o seu lead engajado no processo.
Entendeu como o Marketing de Conteúdo pode ajudar no Follow up? Conheça também a importância de ter uma equipe bem estruturada, clique aqui e saiba mais.