A evolução da tecnologia e o novo mercado de trabalho

0
2452
a-evolucao-da-tecnologia-e-o-novo-mercado-de-trabalho

Não se pode negar que em um mundo globalizado, a única certeza que se tem é que as tecnologias estão em constante evolução e que elas ocorrem cada vez mais rápido. Com o desenvolvimento da microeletrônica, nanotecnologia, robótica e etc., surge um “novo mundo” e com ele um novo mercado de trabalho.

A velocidade com que as transformações vêm acontecendo nas últimas décadas, afetam profundamente os interesses, os valores, cultura, relações interpessoais, as relações de trabalho e consequentemente, o próprio mercado de trabalho.

Dentro do mercado de trabalho a tecnologia está cada dia mais presente com a automação dos processos empresariais. Em alguns anos até 45% das atividades feitas por profissionais podem ser automatizadas, substituindo a mão de obra física para que as pessoas possam assumir tarefas não rotineiras e funções mais satisfatórias.

Segundo o portal G1, três entre quatro líderes empresariais acreditam que a automação reivindicará novos conhecimentos nos próximos anos. “A tecnologia irá substituir atividades que são rotineiras e consideradas mecânicas. Para o profissional é esperado um escopo muito forte da competência e característica humana como criatividade e inteligência emocional, que favorece as relações humanas e a flexibilidade cognitiva, que é uma competência de encontrar e identificar caminhos voltados para as condições de relações e negociações”, ressalta Márcia Almström, diretora de RH do ManpowerGroup, em entrevista ao G1.

Pensando nisso, o profissional que deseja se manter em destaque no mercado precisa estar em constante atualização. Confira algumas dicas:

  • Aprimoramento é investimento. Invista em você e busque novas formas de aprender e se desenvolver, participar de cursos, seminários, palestras, congressos e etc., são boas opções.
  • Seja minucioso em seu trabalho. Preste atenção nos detalhes e você conseguirá exercer um bom trabalho.
  • Faça além do que é solicitado.
  • Tenha uma postura ética. Por onde quer que você passe, aprenda a deixar as portas abertas, evite inimizades, intrigas ou falar mal de alguém.
  • Desenvolva uma atividade extra. Se envolver em uma atividade extra pode te ajudar a desenvolver outras habilidades, fazer outras conexões e ver outras possibilidades de atuação diante de uma mudança de carreira, mudar de segmento ou até mesmo diante de uma demissão.

Os desafios do mundo globalizado são enormes e inevitáveis. E se preparar é extremamente importante se quiser se manter no mercado. E como bem disse o grande ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernadinho: “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação”.

Entendeu a importância de evolui junto com a tecnologia? O que acha de aprender sobre Endomarketing? Confira as dicas clicando aqui.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui