Gestão administrativa – A base dos processos gerenciais de uma empresa

0
11272

A gestão administrativa pode ser resumida na palavra organização, já que essa é a base de todos os processos gerenciais de uma empresa. Está relacionada as decisões de recursos humanos, ao comercial, a produção e venda de mercadorias e a execução de serviços, além do setor financeiro, dentre outros.

A gestão administrativa tem como função gerir recursos administrativos de forma a reduzir o custo de funcionamento da empresa. É uma área extremamente importante para a organização, pois ela tem a missão de suprir, organizar e gerenciar os meios e recursos para propiciar o melhor desempenho dos outros setores.

Além da técnica de administração a gestão administrativa, também se utiliza de ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística, sociologia, informática entre outras. A gestão de pessoas é uma parte essencial da gestão administrativa ou de empresas.

Dentro do setor haverá um líder, o gestor administrativo, alguém com conhecimento e capacidade profissional, para distribuir tarefas quando necessário e observar o bom andamento das atividades. Ele cuidará da administração de forma geral e sempre decidirá de acordo com os valores e metas da organização. É necessário que esta pessoa conheça muito bem as rotinas que fazem parte do cotidiano da empresa, além de saber o que é importante e imediato, de forma a impactar positivamente no desenvolvimento da companhia.

Perfil do gestor administrativo

De acordo com as últimas estatísticas do SEBRAE, temos aproximadamente 5 milhões de empresas no país. Destas, 95% são micro, pequenas e médias empresas. Isso explica o fato de ser mais comum o cargo de Gerente administrativo, mais qual é o perfil desse funcionário?

Dentre as competências genéricas do Gerente Administrativo, estão:

  • Orientação para resultados;
  • Foco no resultado do cliente;
  • Direcionamento estratégico;
  • Visão sistêmica e analítica;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Capacidade de gerenciar pessoas (planejar, selecionar, acompanhar, desenvolver, comunicar e valorizar sua equipe);
  • Capacidade de gerenciar os processos de sua área de atuação.

Funções do gestor administrativo

As funções do gestor são em princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros e tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.

Agora que você conhece sobre Gestão Administrativa, a base dos processos gerenciais de uma empresa, o que acha de aprender sobre Endomarketing? Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui