Trade Marketing – Um jeito de conquistar clientes e público

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O Trade Marketing é uma técnica do marketing onde o foco é o canal de distribuição, é uma estratégia muito utilizada por fornecedores que buscam fidelizar ou conquistar novos clientes e públicos. É o B2B, de empresa para empresa, especializada no canal (varejo, atacado ou distribuidor), que pensa no comprador e direciona suas estratégias.

O diferencial do Trade Marketing está na maneira como ele se relaciona com o mercado de consumidores finais, realizando de ações comerciais voltadas aos distribuidores e aos clientes com o objetivo de ressaltar o potencial de influência do cliente no processo de compra do comprador final.

Para exemplificar bem o conceito de trade marketing, podemos usar uma analogia muito simples, a ponte (distribuidor) permite o acesso do consumidor (lado A) a uma marca (lado B) através dos pontos de distribuição (televisão, sites, anúncios, etc.). Ou seja, o distribuidor faz o papel de intermediador entre fabricantes e consumidores.

Segundo consultores entrevistados pela Exame.com, é uma das 65 carreiras mais promissoras do país por sua capacidade de impulsionar vendas e consolidar uma marca, algo que se torna ainda mais importante durante períodos de crise, em que a competição aumenta.

Não há um perfil fechado para esses profissionais, mas é frequente que tenham inglês fluente e graduação em Publicidade, Propaganda e Marketing ou Jornalismo. Pós-graduações em negócios também são bem vistas.

Outro aspecto importante que diz respeito ao trade marketing é ter um ponto de venda “atraente”, ou seja, um espaço que atraia visualmente os consumidores. Isso se faz necessário já que mais da metade dos brasileiros (52%) compra por impulso, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, então, nada como uma boa exposição para incentivar o público a levar aquele perfume que apareceu no comercial da TV ou experimentar aquela blusinha em promoção.

Portanto, além de cuidar para que a estratégia de venda esteja sendo executada corretamente, os promotores também precisam zelar pelas marcas, cuidando para que os artigos sejam colocados de forma adequada na prateleira, preocupando-se se os preços estão visíveis, posicionando certinho o material de apoio visual junto ao produto.

Podemos perceber que trade marketing não se limita ao conceito de realizar ações de marketing pelos canais de venda. Hoje em dia, o setor é considerado uma área estratégica e de extrema importância para o sucesso de qualquer marca ou produto.

Agora que você conferiu as principais atividades do Trade Marketing, confira também o que há de melhor e de inovador sobre o método SAC 2.0.

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