A tecnologia já faz parte de nossas vidas há bastante tempo, já não conseguimos visualizar uma sociedade e um mercado de trabalho onde a tecnologia não faça parte dessa relação. Hoje ela é protagonista e a tendência é que cada vez mais essa relação seja acentuada e simbioticamente enraizada nas nossas vidas.
Os avanços da tecnologia, historicamente, são um dos motores que impulsionam as transformações no mercado de trabalho. Isso porque, com novas ferramentas e novos processos, o papel dos funcionários se modifica dentro das empresas.
O mercado financeiro é um bom exemplo de como a tecnologia evolui de maneira crescente para transformar um setor inteiro e, consequentemente, a demanda por mão de obra.
Imagine a transformação do trabalho como uma escada de muitos degraus. No setor bancário, o primeiro degrau foi o surgimento dos caixas eletrônicos. O segundo, os protocolos de segurança para o uso do banco online e, a partir daí o surgimento de aplicativos de celular para gerenciar as contas. Até pouco tempo atrás era necessário nos deslocarmos até uma agência para efetuar um simples TED, ou seja, por muito tempo nem sonhávamos que um dia poderíamos fazer isso com alguns passos de onde quer que estivéssemos, sem sair do lugar.
Este processo de transformação, onde a tecnologia passa e ter um papel estratégico nos negócios, deve impulsionar as pessoas a serem protagonistas em seu autodesenvolvimento com visão de futuro, se adaptando a realidade deste cenário e momento único da indústria da tecnologia. Devem buscar conhecimento prático e ter uma capacidade adaptativa singular, uma vez que o que vem pela frente é uma mudança ainda mais significativa na forma como as pessoas se relacionam, seja com pessoas, marcas, produtos ou serviços.
Nesse cenário, ser um profissional de TI certamente é uma vantagem competitiva. É claro que apenas isso não garante a empregabilidade, uma vez que a especialização é o que realmente conta na hora de se posicionar profissionalmente. Uma dica para os profissionais é buscar atualização constante, acompanhar as tendências e desenvolver habilidades que vão além da competência técnica de suas profissões.
Aspectos de liderança, inovação, mindset criativo e competências de gestão são algumas das capacidades complementares aos profissionais e que estão sendo cada dia mais demandadas pelas empresas.
Além de se preparar melhor, o profissional do futuro precisa estar pronto para se adaptar às novas relações de trabalho.
De maneira geral, a tecnologia vai impactar todos os setores da economia, desde a área da saúde, ciências humanas até o setor de serviços.
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