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Para que uma estratégia de Trade Marketing tenha sucesso, é preciso entender quem é o público-alvo. Em virtude disso é necessário construir uma buyer persona, através de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado no trade marketing é a etapa mais importante de uma estratégia de vendas. Afinal, realiza um estudo detalhado para compreender o público da empresa.

Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam as estratégias mais ricas e precisas.

Ações como visitar a concorrência, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas agem dentro de um ambiente comercial, são importantes fontes de informações.

Além disso, é preciso entender quem são os concorrentes diretos e indiretos, e como eles estão se saindo no mercado, seus acertos e erros.

Também é importante que as empresas realizem periodicamente essa pesquisa, já que muita coisa pode mudar em poucos meses.

Entenda porque a Pesquisa de Mercado é importante no Trade Marketing

Reconhecer o público-alvo

Identificar o perfil do shopper e potenciais compradores é essencial em qualquer ação de marketing, sobretudo no trade.

É preciso entender do que o consumidor gosta, qual linguagem é mais apropriada, o estilo recomendado, dados demográfico e todos os aspectos que interferem na forma como o cliente vai enxergar o produto/ serviço oferecido. A partir daí, fica mais fácil transformar visitantes em clientes.

Hábitos de consumo

A pesquisa de mercado no trade marketing sobre os hábitos de compra busca compreender quais os itens que cliente mais consome, com qual frequência, ou mesmo a média de gasto por pedido.

Com essas informações a estratégia passa a ser desenvolvida a partir de uma visão abrangente, melhor direcionada.

Também é possível esclarecer questões, como: formas de pagamento preferidas, redes sociais mais utilizadas, pesquisas realizadas antes de finalizar uma compra, banners ou links que mais converteram em compra.

Ações dos concorrentes

Observar os concorrentes deve ser uma ação constante durante toda a gestão, para se atualizar sobre novas estratégias.

A pesquisa auxilia na observação dos pontos fortes e fracos dos concorrentes da organização. Também é possível analisar o sistema de vendas e distribuição, políticas de preço e cobrança, ações de marketing, qualidade de produtos e serviços.

Redução de gastos

Conhecer o território implica em considerar o mapa das atividades, características de cada localização, tamanho e público. Garantindo um maior alinhamento dos objetivos e estratégias, o que favorece a redução de custos.

Tendências

Ao conhecer as principais tendências do mercado, é possível antecipar, inovar e se destacar da concorrência, uma vez que a pesquisa de mercado traz o estudo sobre o comportamento do público.

Os impactos positivos são principalmente para o promotor de vendas, uma que ele consegue planejar a comunicação da forma mais acertada possível.

Especificidades dos PDVs

Cada PDV tem um perfil de shopper específico que está em busca de um determinado tipo de experiência. Então, nada melhor que oferecer o produto certo, no lugar certo.

A pesquisa de mercado possibilita compreender o contexto do lugar onde o trade é trabalhado.

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