A inteligência de mercado, também chamada de inteligência competitiva, é um dos atributos mais importantes para a empresa que deseja estar bem colocada no mercado, especialmente dentro do mercado digital. Entenda o que é e qual a sua importância.
Na prática significa transformar dados sobre mercado, concorrentes, comportamento de consumo, etc., em informações pertinentes para a empresa.
Esses dados auxiliam:
- na tomada de decisões;
- no desempenho das vendas;
- suportam o crescimento de um produto, ou mesmo da empresa;
Além disso, auxiliam na hora de prever tendências mercadológicas.
Mas para entender a importância desses dados é preciso entender o que é Big Data.
Big Data é o termo que descreve o volume de dados que impactam os negócios no dia a dia. Mas o importante não é a quantidade de dados e sim o que as empresas fazem com eles.
Qual a importância da Inteligência de Mercado?
Existem diversas fontes de geração de dados dentro de uma empresa, que passam pelas áreas de suporte ao cliente, financeiro, cobrança, fábrica, redes sociais, e-mails e muito mais.
Ter um software, desenvolvido por uma pessoa especializada, que saiba ler esses dados é essencial para o bom uso do Big Data.
Hoje em dia, são inúmeras maneiras de fazer isso eletronicamente. Por exemplo, aplicativos para smartphones, capazes de coletar os dados em campo e disponibilizá-los em tempo real em um relatório online, de forma rápida e organizada.
É importante que esses dados sejam filtrados de acordo com as necessidades da empresa.
Uma boa Inteligência de Mercado aumenta a produtividade, economiza tempo e dinheiro da organização.
Quem pode prestar esse serviço?
O Grupo Asserth tem a melhor solução do mercado para quem deseja implementar a Inteligencia de Mercado no dia-a-dia do seu negócio. Acesse o site, grupoasserth.com.br, e saiba mais.
Não deixe de acessar nossos artigos sobre Férias e Faturamento.