Folha de Pagamento – Como é e qual a importância

0
1382
folha-de-pagamento-como-e-e-qual-a-importancia

Você sabe como é feita a Folha de pagamento? E sua importância? Este documento tem valor operacional, contábil e fiscal, e nele vem descrito tudo que o funcionário recebe e todos os descontos que são realizados.

Conhecido também como holerite, esse documento transforma as informações trabalhistas de cada empregado em dados contábeis. Esses dados são usados para calcular o pagamento líquido e o pagamento bruto, e deve conter dados básicos do funcionário.

Qual a importância?

No Brasil, preparar a Folha de Pagamento dos funcionários é uma obrigação legal de qualquer empresa, segundo o art. 225 do Decreto 3.048/1999. Por isso ter um bom sistema para manter essa documentação organizada é fundamental para evitar complicações futuras, como processos trabalhistas.

Lembrando que não existe modelo oficial, portanto ela pode ser adaptada aos critérios que combinam melhor com sua empresa desde que não prejudique nenhum ponto de vista legal.

Quem faz?

Realizar o cálculo de uma folha de pagamento representa uma grande responsabilidade. Principalmente porque os detalhes que ali constam possuem caráter histórico do funcionário dentro da empresa.

Geralmente ela é realizada pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa, o que demanda muito tempo, esforço e dinheiro.

Muitas empresas têm optado por delegar essa responsabilidade a empresas terceirizadas e softwares que diminuam o alto custo da produção desse documento.

O Grupo Asserth tem o melhor processo do mercado, acesse o site grupoasserth.com.br e saiba mais.

Não deixe de ler os artigo sobre Faturamento e Análise Contábil.

 

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui