A gestão comercial envolve a gerência dos recursos que fazem parte da atividade comercial, a importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços particulares na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais.
O processo comercial, ao contrário do que alguns podem pensar, vai além da pura comercialização e abrange todos os outros departamentos de uma organização.
A gestão comercial é responsável por entregar todos os recursos necessários para que o departamento de vendas tenha condições de trabalhar. Pode-se atribuir a gestão comercial à ideia de uma administração otimizada dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros de uma organização, com o intuito final de entregar a todos os envolvidos – acionistas, colaboradores e clientes – os melhores resultados.
Não adianta sua empresa ter uma estrutura física belíssima, os melhores fornecedores, tecnologia de última geração e a melhor localização da cidade, se a sua equipe comercial não estiver obtendo sucesso nas vendas.
O departamento comercial tem como missões:
- Garantir que a empresa e seu produto/serviço estejam competitivos no mercado;
- Aumentar a produtividade na empresa;
- Entregar aos clientes o melhor produto ou serviço possível;
- Mirar o crescimento constante da companhia.
Dada a importância deste departamento dentro de uma empresa, é preciso saber como geri-lo da melhor forma possível a fim de obter os resultados esperados.
As atividades e competências exercidas pelo profissional ligado a esta área, ou por um departamento de gestão comercial de uma empresa, são variadas. Em geral, estão ligadas ao processo de comercialização e seus diferentes estágios. Conheça algumas competências exigidas pelo profissional da área:
- Conhecimento das operações básicas do varejo e identificação das informações necessárias à otimização destas operações;
- Estruturação dos produtos oferecidos, aplicando a administração por categoria;
- Definição do capital de giro necessário para manter o estoque;
- Análise de perfis de clientes;
- Análise da concorrência e definição de métodos para o estabelecimento de preços e promoções;
- Implantação de sistemas de comércio eletrônico.
O mercado para quem trabalha com gestão comercial é muito abrangente. Gerenciamento de lojas ou de operações, analista de resultados e supervisor de operações são alguns exemplos dentro da área de gestão comercial. O setor está em expansão e oferece oportunidades para analistas de pesquisa de marketing, analistas de localização de ponto estratégico para o negócio, assessores ou coordenadores de operações, assistentes e coordenadores ou gestores de varejo ou de atacado.
Garantir a eficácia do processo comercial é garantir que a empresa ofereça ao cliente o que havia proposto.
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