A fidelização de cliente é um conjunto de ações que são executadas pelas empresas para os clientes com o objetivo de fazer com que estes continuem comprando e assim resistam às ofertas da concorrência.
Fidelizar é tornar o serviço, produto e atendimento tão especial que quando o cliente precisar novamente, ele buscará o serviço sem pensar duas vezes.
É importante fidelizar, porque através disso os clientes se tornarão mais propensos a utilizar seus produtos, não só pela qualidade empregada, mas também pela experiência anterior.
É melhor comprar um produto conhecido, consumido há bastante tempo e com uma boa qualidade, ou buscar novos serviços, testar e no final das contas não corresponder às expectativas? Assim é com a fidelização.
Quando o cliente cria afinidade e constrói um relacionamento saudável e duradouro com uma marca ou produto, fidelizá-lo torna-se mais fácil desenvolver as estratégias de persuasão para maior participação nas compras e no processo de fidelização.
Em algumas empresas somente com o esforço de produzirem produtos ou oferecerem serviços de qualidade já encantam a clientela, que frequentemente compra os produtos sem se preocupar com o preço, observando principalmente a qualidade empregada e as experiências passadas.
Como funciona a fidelização de clientes
A autoridade que o empreendimento cria quando há valor empregado à marca e, quando naturalmente, os produtos e serviços entregam qualidade, geram a satisfação do o consumidor final e a fidelização. É assim que a fidelização trabalha na retenção dos clientes.
A construção da fidelização dos clientes pode representar para uma empresa uma fonte constante de renda durante muitos anos, porém, essa vantagem não pode ser tomada como certa, pois a fidelidade dos clientes só continuará enquanto o mesmo achar que suas expectativas estão sendo amplamente atendidas.
Vantagens da fidelização de clientes
Poder de negociação com fornecedores
Quando o fornecedor sabe que tem clientes fiéis, as chances do produto ser vendido são maiores, torna-se possível obter benefícios na compra, negociar melhores preços, prazos, formas de pagamento, quantidades, etc.
Indicações de novos clientes
Os clientes fiéis são mais propensos a indicar os produtos ou serviços a outros clientes devido à experiência adquirida no negócio. Com isso, além de já ter uma base de clientes fidelizados, o resultado orgânico sempre estará ativo em crescimento contínuo.
Redução dos custos com propaganda e marketing
Um estabelecimento tem como objetivo destinar 10% do orçamento total para estratégias de adquirir clientes através de marketing em rádios, jornais impressos e algumas outras mídias. E o custo dessa ação nem sempre retorna.
No caso da fidelização, os esforços com propagandas de massa ou outras ações de divulgação são muito menores, pois, o retorno com acontecerá melhor.
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