Uma das mais relevantes estratégias de gestão e monitoramento empresarial é o Benchmarking, um processo de pesquisa que permite a comparação de produtos, práticas, serviços ou metodologias usadas no mercado.
O objetivo é melhorar os processos da empresa, além de auxiliar na hora de se destacar perante a concorrência.
Ao analisar as estratégias aplicadas nos concorrentes, possibilita à empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresariais, preferencialmente de empresas líderes do segmento.
É importante ressaltar que não é uma imitação, mas a capacidade em enxergar as melhores práticas e adequá-las à realidade da empresa.
O benchmarking pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.
Conheça quais são os tipos de benchmarking utilizados nas empresas. Veja:
Benchmarking interno
Nesse modelo busca-se as melhores práticas adotadas dentro da empresa. Filiais-modelo e departamentos inovadores, são bons exemplos a serem seguidos;
Benchmarking competitivo
O foco é a análise minuciosa das práticas da concorrência. Está é a mais difícil de ser efetuada, tendo em vista que as empresas não costumam compartilhar segredos facilmente;
Benchmarking funcional
A comparação é do processo de trabalho entre as organizações, ainda que a comparação esteja sendo feita com organizações de segmentos diferentes;
Benchmarking de cooperação
Duas empresas estabelecem uma parceria, compartilhando informações de seus processos.
Isso pode ocorrer quando duas companhias têm distintos pontos de excelência ou quando uma dela permite o conhecimento de outra por razão de prestígio, notoriedade, etc.
É importante lembrar que como todo processo da empresa, envolve custos.
A empresa terá custos de viagem para visitas técnicas, tempo com funcionários, com o desenvolvimento e manutenção de um banco de dados etc. Além de um bom relacionamento com outras empresas do mesmo ramo.
Entendeu como o Benchmarking é importante para o desenvolvimento da empresa? Conheça o CRM, clique aqui e saiba mais.