Entenda o que é a Política de Compliance. A palavra “compliance” tem origem na língua inglesa e significa “conformidade”.
No Brasil, principalmente em função dos termos adotados pela legislação, surgiram diferentes sinônimos, como “Programa de Compliance“ ou “Programa de Conformidade”.
Todos indicam uma política cuja preocupação principal é deixar as regras claras e garantir que elas sejam cumpridas.
Por exemplo:
- política de compliance: refere-se ao conjunto de medidas com o objetivo de alcançar a aderência às leis e aos padrões éticos;
- empresas in compliance: refere-se à situação em que uma organização está aderente às leis e aos padrões éticos de conduta.
Por outro lado, é importante ter em mente que, em algumas medidas, e regras sempre existiram nas empresas brasileiras, mesmo antes da Lei 12.846/2013.
Na verdade, o compliance seria uma nova roupagem para essas ações, que já faziam parte da dinâmica da convivência em sociedade.
Qual a importância de uma política de compliance efetiva?
Com a maior demanda da sociedade por organizações que sigam a lei e a ética, a política de compliance ganha uma importância singular, que pode ser verificada em diferentes aspectos:
Viabilidade de negócios
As instituições públicas e privadas, cada vez mais, exigem a política de compliance como condição para a realização de negócios.
Fato que já pode ser visto em diversos bancos para concessão de financiamento e em algumas unidades da federação, como Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Diferencial competitivo
A política de compliance se revela um diferencial para as empresas que contam com práticas robustas e sistemas mais evoluídos, uma vez qee
sociedade valorize, cada vez mais, o comportamento correto, a ética e o respeito às leis.
Benefícios diretos e indiretos
Outro ponto a ser destacado são os benefícios diretos e indiretos da implementação de uma política compliance efetiva, que, por si só, podem ser de grande importância para a empresa. Por exemplo:
- melhorar a análise e a gestão de risco, com processos mais criteriosos e abrangentes;
- estabelecer uma imagem positiva perante a sociedade;
- desenvolver-se como marca empregadora, ou seja, tornar-se uma empresa atrativa para as pessoas trabalharem, bem como para reter talentos;
- evitar punições legais e os efeitos negativos dessas consequências para imagem da empresa;
- minimizar os danos diante de uma infração, dispondo de meios para colaborar com as autoridades.
Tudo isso cria condições favoráveis para o desenvolvimento da empresa, bem como para o seu crescimento na ampla maioria dos segmentos.
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