Endomarketing Digital – O marketing voltado a parte interna das empresas

0
1988
endomarketing-digital-o-marketing-voltado-a-parte-interna-das-empresas

Você conhece endomarketing? E endomarketing digital? O endomarketing, é o marketing voltado a parte interna das empresas, enxergando o colaborador como parte imprescindível da organização e desenvolvendo ações de marketing voltadas para a melhora da comunicação e da satisfação do público interno, e se beneficia de estratégias do marketing digital para obter mais resultados.

O endomarketing surge como uma nova forma de enxergar o colaborador, mais próxima de uma parceria do que de uma relação antiga de trabalho chefe-funcionário. Porém, recentemente ele foi reestruturado para se adequar às novas tecnologias e demandas da internet, e continua sendo toda e qualquer ação de marketing voltada para a melhora da comunicação e da satisfação do público interno digital.

Seu principal objetivo é o de estabelecer relações internas mais fortes, tornando a equipe muito mais animada para produzir bons resultados e, consequentemente, melhorar as vendas, a produtividade e a rentabilidade da empresa como um todo.

Por meio de estratégias do marketing tradicional, os setores de Recursos Humanos, Comunicação Interna e Marketing unem-se em prol de um objetivo comum: fazer com que os funcionários entendam a missão de uma empresa, percebam a importância do trabalho de cada um deles nos resultados coletivos e, assim, sintam-se empenhados a desenvolver as atividades profissionais de forma eficiente.

Endomarketing Digital é feito através de diferentes plataformas como por exemplo, a intranet, que pode conter qualquer tipo de informações pertinentes aos colaboradores, como eventos, rankings, espelho de ponto, novidades da empresa e até mesmo conteúdo para downloads. Muitas empresas também utilizam blogs corporativos como ferramentas de entrosamento, com postagens e ideias fornecidas pelos próprios funcionários.

Existem várias formas de uma empresa utilizar ferramentas digitais para melhorar a qualidade do seu trabalho interno, torná-lo mais fácil e gerenciar de forma mais eficaz a equipe. Conheça alguns dos exemplos de estratégias de endomarketing digital já utilizadas por empresas são:

  • Divulgação de plano de carreira em forma de gibis;
  • Criação de rede social interna;
  • Intranet;
  • Blog corporativo;
  • Outras campanhas que fortalecem o vínculo do colaborador com a empresa.

Entendeu como funciona o Endomarketing Digital dentro das empresas? Que tal você conhecer um pouco mais sobre Marketing Corporativo e melhorar seu desempenho empresarial.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui