Tesouraria – Um setor para manter o controle das finanças

0
2223
tesouraria-um-setor-para-manter-o-controle-das-financas

Em empresas ou organizações de grande porte, onde é preciso ter um maior controle das receitas e das despesas, e um setor importante para se manter esse controle é a tesouraria. Ela atua junto ao setor de contabilidade, sendo em setores separados para que haja maior independência entre as áreas e maior controle gerencial.

Também conhecida como gerência financeira, ela é responsável especificamente pelas finanças em espécie, da administração do caixa, do planejamento financeiro, captação de recursos e do controle de gastos. A tesouraria se difere da contabilidade, já que esta é responsável pela contabilidade de finanças e custos, controlando o patrimônio total de uma empresa ou organização.

Mais qual a importância desse setor?

A tesouraria é responsável pelas decisões econômica e estratégicas para a organização. Esse processo de análise de decisões é baseado em 3 pilares da tesouraria, aliando esses 3 pilares, a tesouraria deixa de ser um centro de custo e se transforma em uma área de negócio, auxiliando para a tomada de decisões estratégicas. São eles:

Linhas de financiamento

Essas alternativas de crédito para atender à necessidade de capital de giro. Na prática, cabe ao gestor da tesouraria pesquisar a linha mais eficiente e com a menor taxa de juros para evitar o pagamento de custos extras desnecessários.

Aplicações financeiras

Investimentos que podem ser realizados para que a empresa alcance seus objetivos com mais facilidade.

Proteção de risco

A gestão das ameaças inerentes ao negócio é uma atividade fundamental, pois as empresas estão expostas a riscos de crédito, de mercado, cambial etc.

Terceirização do setor

Por ter alto custo de contratação de funcionários em regime CLT pelas empresas, o cenário econômico atual está cada vez mais favorável para a terceirização de todo departamento financeiro.

A terceirização da área financeira do negócio tem sido bem recebida em meio a empreendedores de inúmeros segmentos que desejam economizar sem perder o profissionalismo e seriedade das finanças do negócio. Ao terceirizar o empreendedor tem a oportunidade de focar melhor no que realmente lhe trará novos negócios, além da redução de custos com treinamento dos funcionários e com a diminuição das obrigações trabalhistas.

Depois de ter aprendido sobre o setor de tesouraria, que tal conhecer mais sobre Faturamento? O Grupo Asserth explica para você. Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui