O atendimento digital vem ganhando força nos últimos tempos, isso porque o digital trouxe uma nova forma de se comunicar e está presente no dia-a-dia das pessoas. Por toda parte as pessoas estão pesquisando na web, navegando em redes sociais e acessando seus aplicativos através de seus smartphones, tablets e notebooks.
As pessoas esperam por agilidade e eficiência em seus bancos, onde atualmente tudo é resolvido com poucos toques na tela, e a mesma agilidade é esperada quando alguém busca o atendimento de alguma empresa, portanto, as instituições que não acompanharem esses avanços tecnológicos serão vistas como defasadas.
Conheça algumas ferramentas que a sua empresa pode usar.
- Chatbots
Por não precisarem de intervenções humanas para funcionar, este tipo de ferramenta oferece respostas rápidas e automáticas. Com sistema de operação simples, estes mecanismos funcionam com os aplicativos que possibilitam trocas de mensagens.
Existem empresas especializadas na construção destes sistemas, basta escolher a que melhor se adapta a sua empresa.
2. AVI (Assistente Virtual Inteligente)
Também funciona de forma automatizada e se assemelha ao Chatboot. Uma das diferenças em relação aos boots é justamente e fato que o AVI funciona dentro dos aplicativos próprios de mensagens das empresas, disponíveis em seus sites. A representação dentro dessas ferramentas ocorre através de um avatar que está sempre alinhado com o que a instituição deseja transmitir.
3. Biometria de Voz
Essa tecnologia já é realidade na rotina de grandes corporações, podendo ser utilizada tanto por meio de smartphones, como de desktops, por exemplo. Nessa função dispensa-se qualquer tipo de digitação para fornecimento de dados, já a voz é única para cada indivíduo e funciona como uma espécie de impressão digital.
Para se ter uma ideia, em dez segundos o consumidor poderá ter um desfecho para o seu caso, ainda que diversas etapas de autenticação devam ser cumpridas para que isso aconteça.
4. Recursos “vestíveis”
Também chamados de wearable, esses dispositivos tecnológicos receberam esse apelido por serem personalizáveis ao extremo. Conhecidos por sua utilização em mecanismos de motoristas que percebem se o mesmo está dormindo ao volante para acordá-lo, trata-se de uma forte tendência no país.
Lembrando que para ter um atendimento digital de qualidade, o atendimento não é completamente digital, ou seja, chega a um ponto da ligação em que as empresa não tem condições de atender somente por meio de uma secretaria eletrônica e portanto sempre vai precisar da mão-de-obra para terminar o atendimento ao cliente.
Agora que você conferiu as principais novidades sobre o novo modelo de atendimento digital, confira também o que há de melhor e de inovador sobre o método SAC 2.0.