Marketing Corporativo dedica-se a definir e estabelecer as estratégias de marketing dentro de uma mesma empresa, com o objetivo de melhorar a sua produtividade para assim, conseguir ser mais competitiva, num mercado cada vez mais saturado e onde a decisão do consumidor quanto à eleição dos produtos é cada vez menos objetiva. É utilizado para captar a atenção de possíveis clientes, manter um relacionamento com os atuais e atender à demanda do mercado.
Resumidamente, podemos entender o conceito como o próprio nome indica: estamos falando do marketing voltado a empresas.
O planejamento do trabalho do marketing corporativo começa pela análise do ambiente empresarial. É como um diagnóstico do negócio, da cultura da empresa, do posicionamento no mercado, da reputação e da imagem com relação aos públicos interno e externo. Esse mapeamento permite saber qual é a percepção do público-alvo sobre a empresa para a definição de estratégias de acordo com o objetivo do posicionamento de mercado.
Marketing corporativo é importante dentro e fora de uma empresa, é muito mais do que uma criação de imagem da empresa, deve ser a base sobre a gestão de recursos humanos, criando também uma imagem mais clara da organização, estabelecer regras e hierarquias, aplicar técnicas para manter e aumentar a motivação, fornece ferramentas e realizar uma gestão adequada a comunicação, entre muitas outras funções.
Algumas das ferramentas mais comuns da comunicação interna são reuniões, conferências, entrevistas, apresentações, ou itens de mídia impressa como: brochuras, newsletters ou cartas comerciais. Esses recursos são utilizados para anunciar algo, tomar decisões e compartilhar informações, visões e opiniões gerais com toda a organização. A comunicação interna é uma grande maneira de propiciar um bom ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que auxilia no aumento da produtividade dos funcionários.
Levando em conta o atual cenário econômico, de alta competitividade, se uma empresa deseja sobreviver e se manter no mercado, ela precisa entregar algo inovador para seu público. Ou seja, depende de encontrar seu diferencial, mas também de saber destacá-lo. E é justamente aí que o marketing corporativo entra. O foco é dizer ao mundo que aquilo que o negócio oferece (e na forma que faz isso) não é mais do mesmo.
Entendeu a função do Marketing Corporativo dentro das empresas? Que tal você conhecer um pouco mais sobre Marketing Digital e melhorar seu desempenho empresarial.