“O que os olhos não vêem o coração não sente” – sábio esse provérbio popular criado para exemplificar como uma situação não vista (não conhecida), não é assimilada ou simplesmente entendida.

A transparência deve ser a palavra de ordem em todos os aspectos de vida das pessoas. No campo profissional não deve ser diferente: o feedback entre colegas e nas relações hierárquicas deve estar presente o tempo todo.

Especialistas do mundo todo consideram o feedback uma regra fundamental e básica para o crescimento profissional, retenção de talentos, engajamento e queda do turnover. Quando ele não é dado, a produtividade cai e o esforço de trabalho acontece de forma errada: o potencial de cada integrante da equipe é desperdiçado.

E isso é tudo que não se espera como resultados de um líder.

O feedback serve tanto para realçar os pontos positivos quanto para corrigir os pontos negativos e, assim, melhorá-los. A necessidade de se reforçar os pontos positivos é para garantir que esse comportamento se repita. Caso o contrário seja dado, é provável que esse tipo de atitude acabe não se repetindo.

Já o feedback formal é aquele em que o gestor chama seu liderado e apresenta os pontos que devem ser reforçados e os que devem ser corrigidos. Geralmente esse tipo de avaliação de desempenho é empregada em intervalos de tempo.

O feedback informal é aplicado no dia a dia, onde o líder dará retorno frequentemente, mantendo o funcionário motivado e focado. Afinal, seu trabalho está sendo notado.

Gostou desse artigo? Aguardamos o seu feedback!

Deixe uma resposta:

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui