O DRE, Demonstrativo do Resultado do Exercício, é uma relação contábil que apresenta as ações de uma empresa em determinado período e o resultado apurado.
O DRE é muito útil para que os gestores analisem o desempenho financeiro da organização. Acompanhando os resultados mensalmente, é possível verificar a evolução das receitas e despesas.
Da relação entre o que se vende e o que se gasta, é possível verificar sobre a necessidade de reavaliar os custos e as despesas de produção. A empresa pode concluir, por exemplo, se deve cortar gastos a fim de tornar o negócio mais lucrativo.
Fazer uma Demonstração do Resultado do Exercício, é obrigatório para algumas empresas e altamente recomendada para todas.
O DRE é um dos documentos mais importantes para avaliar a saúde financeira da empresa, juntamente com o balanço patrimonial. A Demonstração do Resultado do Exercício também serve para solicitar um financiamento bancário ou para atrair um investidor.
Como fazer o DRE
Não existe um modelo de DRE, pois ele é feito de acordo com o porte e da atividade da empresa.
Ele mostra o total de receitas ou despesas na data em que foram realizadas, incluindo valores parcelados e não consolidados. Diferente do Fluxo de Caixa, pois ele exclui aquisições do patrimônio e do estoque e inclui as amortizações e depreciações.
É resultante do confronto de receitas, custos e despesas envolvidos nas vendas dos produtos e serviços, e dos valores de atividades não-operacionais. Com ele é possível obter indicadores importantes como margem de contribuição.
Obrigatoriedade
A obrigatoriedade do demonstrativo está prevista na lei nº 11.638/2007, com exigências específicas para sociedades anônimas (S.A.) e para sociedades limitadas (Ltda.).
As S.A. precisam tornar o resultado público, pelo Diário Oficial ou veículos de comunicação de ampla circulação.
No caso das Ltdas., o período fica a critério da empresa, desde que o documento impresso e encadernado seja arquivado para apresentar ao governo em caso de fiscalização.
Agora que já conheceu a relevância do DRE para a relação contábil das ações de uma empresa, conheça também o CRM. Clique aqui e saiba mais.