O Conversion Rate Optimization, ou CRO, são técnicas e estratégias para orientar o usuário a concluir uma ação, que pode ser uma compra, um cadastro ou um envio de formulário, por exemplo.
O objetivo das estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realiza as conversões desejadas no site da empresa.
O CRO é focado no usuário, baseando-se nos comportamentos, que vão orientar as melhorias e a otimização da experiência. São analisados os movimentos dos olhos, da barra de rolagem, do mouse, do clique e outras atitudes de navegação.
Trabalhar com CRO vai além do tráfego em si, trabalhando diretamente com o clique de conversão. Se o negócio trabalha com pedidos on-line, o objetivo é que o usuário envie o pedido e não apenas visite o site.
A taxa de conversão significa que o usuário efetuou a ação desejada dentro do site. Quando a taxa aumenta, significa que as estratégias digitais estão funcionando.
Para que o usuário efetue mais ações dentro do site, é preciso fazer com que ele tenha melhor experiência dentro da página e é exatamente esse o trabalho do CRO.
Por que CRO é importante para as empresas?
Em uma época onde o mercado online está ganhando cada vez mais espaço e investimento. Como consequência, a cada dia que passa fica mais difícil, e consequentemente mais caro, gerar tráfego para as empresas, seja pelo preço dos anúncios no leilão que aumenta, ou pelos esforços em SEO que precisam se intensificar.
O CRO surgiu como uma solução para essa demanda, uma vez que ele permite aumentar o número de conversões em um site mantendo o investimento na aquisição de tráfego.
Por proporcionar esse aumento de resultados sem aumento do investimento nos canais de aquisição, um bom trabalho de CRO consegue impactar e reduzir muito o CAC (custo de aquisição de clientes).
Como fazer CRO?
É necessário contar com a tecnologia, ter uma equipe multidisciplinar e/ou um parceiro dedicado ao projeto de CRO, pois demanda constante atenção e adaptação todo o tempo.
Assim, os principais elementos que fazem parte de uma iniciativa de otimização da conversão são:
Uso de dados
Tirar proveito dos dados onsite e offline é fundamental para elevar as conversões online.
Conhecer profundamente o cliente e eliminar barreiras para fazê-lo alcançar seu objetivo só é possível por meio do uso inteligente dos dados.
Análise de usabilidade
Usabilidade é o termo utilizado para definir a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa.
Para a maior parte das empresas é a conclusão da compra. Dessa maneira, faz parte do CRO a análise da usabilidade do site para implementar melhorias que ajudem o usuário a realizar a ação.
Testes A/B e multivariado
Nada é efetivo se for baseado em achismos, faça os testes A/B e multivariados. Estes elementos são fundamentais para entender o comportamento do usuário e conduzi-lo ao objetivo final.
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