A avaliação por competências é o conjunto de práticas de gerenciamento que identificam e otimizam as habilidades e competências necessárias para cumprir a estratégia de negócios de uma organização.
A avaliação de competências é, antes de tudo, um processo para avaliar, acompanhar e desenvolver as pessoas da organização.
Entre as competências, existem as individuais, ligadas às capacidades humanas, e as organizacionais, compostas pela cultura e valores da empresa, estas se complementam e sofrem influências uma sobre a outra.
Um modelo de competência é um conjunto de competências-chave, idealmente de sete a dez, selecionadas em alinhamento com os objetivos de negócios de uma organização.
Conheça algumas das Competências que são avaliadas dentro das empresas:
Competências individuais
Dentro das organizações existe uma tendência de classificar as competências, levando em consideração como fundamentais para o desempenho das atividades profissionais. Destacam-se:
- Agir;
- Motivar;
- Comunicar;
- Aprender;
- Saber se comprometer;
- Responsabilidades; e
- Ter visão estratégica.
Essas competências precisam ser consideradas na avaliação de competências. O profissional deve mobilizar recursos para realizar as atividades e agir para cumprir com os objetivos.
Além disso, precisa saber escolher as informações úteis e transformá-las em aprendizado, assumindo responsabilidades com comprometimento.
Competências organizacionais
Competências organizacionais são entendidas como um conjunto de qualidades e características que a empresa possui e utiliza para cumprir a sua missão, suas metas e alcançar seus objetivos.
As competências organizacionais surgem a partir dos recursos físicos, financeiros, intangíveis, organizacionais e humanos da empresa, enquanto esses mesmos recursos estão sendo utilizados na produção dos produtos e serviços.
As competências individuais precisam estar de acordo com as organizacionais para serem analisadas em uma avaliação de competências.
Avaliação de competências
A avaliação de competências verifica como o indivíduo desempenha as suas funções, buscando observar o grau de ajuste entre o que ele entrega no trabalho e as competências requeridas pela empresa.
O processo é utilizado para revelar quais competências estão em nível melhor ou pior de desenvolvimento e detectar que tipo de estratégia de desenvolvimento deve ser implantada na empresa.
A avaliação de competências tende a ser um processo subjetivo onde a percepção de quem avalia conta muito. A avaliação 360º pode ser utilizada nesse caso para uma visão mais completa sobre o desempenho do avaliado.
As competências poderão se apresentar como:
- Capacidade de tratar o cliente como ele deseja ser tratado;
- Busca pelo trabalho em equipe e a participação de todos; e,
- Proatividade
A avaliação de competências é importante para a organização e não deve ser ignorada. É necessário saber, por exemplo, se o gerente comercial é proativo e se tem capacidade de lidar com o cliente porque isso faz parte do trabalho dele.
Entendeu como a avaliação por competências é importante? Conheça também a importância da Gestão Estratégica, clique aqui e saiba mais.