Tão falada nos dias de hoje, as ‘soft skills’, são as habilidades “não-técnicas” de um profissional, competências pessoais que indicam a forma como aquela pessoa lida com os problemas, como se relaciona e interage com as diferentes pessoas.
E as hard skills, o que são?
São as habilidades técnicas, não comportamentais. Ou seja, tudo aquilo que você aprende no ensino formal ou não, em cursos, treinamentos, na graduação e pós-graduação.
Ambas são importantes tanto no olhar quem recruta, como do lado de quem quer uma posição no mercado de trabalho.
Dentre as Soft Skills mais importantes, considere estas 8 abaixo:
Comunicação (boa comunicação)
Trabalho em equipe.
Resiliência.
Proatividade.
Empatia.
Ética no trabalho.
Pensamento crítico.
Criatividade
Um excelente exemplo de soft skill, na prática é a chamada inteligência emocional, que resumidamente poderíamos dizer que é a capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior.
Imagine profissionais que lidam de forma mais tranquila com a pressão, saibam gerenciar o seu próprio tempo e da e equipe e tenham empatia, se coloquem no lugar do outro.
Eles tendem a ter sucesso em cargos que demandam gestão de equipes ou o contato com os clientes, fornecedores.
A Proatividade, trabalho em equipe está relacionada também ao “vestir a camisa” da empresa e saber abrir mão da sua ideia em prol do sucesso do conjunto.
Claro, ninguém tem 100% destas competências totalmente desenvolvidas e existem diversos treinamentos, mentorias, processos de feedback e outros recursos que auxiliam o profissional a perceber seus pontos fortes e fracos e assim focar no desenvolvimento destas competências.
Asserth na sua escolha!