O trade marketing se trata de um processo estratégico de mercado usado para maximizar as comercializações e para que as estratégias de trade marketing sejam capazes de trazer bons resultados, é preciso tomar cuidado com alguns erros que muitas vezes passam despercebido.
Erros acontecem por diversos motivos, desde inexperiência até o comodismo. Quando nos acostumamos a realizar as atividades do dia a dia, as chances de erros na execução aumentam consideravelmente, podendo ser prejudiciais aos resultados da empresa.
Nós do Grupo Asserth listamos alguns dos erros mais comuns na hora de executar as estratégias de Trade Marketing. Confira:
Não ter iniciativa
Trade marketing não funciona se o profissional não gastar sola de sapato. É preciso conversar com as equipes de loja e com os clientes e, principalmente, para checar a exposição dos produtos no PDV. Não é porque uma determinada ação foi combinada com a loja que ela efetivamente ocorre: é preciso estar atento e acompanhar de perto para garantir que o planejado seja executado.
Despreparo da equipe
A falta de preparo das equipes de trade marketing se apresenta de duas formas. A primeira é a falta de foco nas vendas: em vez disso, os profissionais passam mais tempo do que deveriam conversando com os clientes, gastando tempo demais para explicar detalhes dos produtos ou apresentar as mercadorias, suas qualidades e vantagens.
PDV
O trade marketing busca levar os consumidores a se interessar e adquirir determinados produtos que estão em promoção ou devem ser destacados por alguma razão. É importante, para que isso aconteça, que o local de exposição dos produtos seja bem iluminado, gerando um destaque visual que chame a atenção dos consumidores.
Controle dos estoques
O lado bom de uma ação de trade marketing bem realizada é o aumento das vendas, exigindo que os profissionais da indústria tenham uma atenção especial ao abastecimento das prateleiras. A falta de produtos joga por terra o investimento e o esforço feitos na ação e desperdiça recursos da indústria e do varejo. Por isso, é preciso planejar bem o estoque dos produtos e contar com processos bem estruturados para a reposição dos estoques, evitando rupturas.
Esquecer de usar software para agilizar os processos
Automatizar a coleta de dados gera aumento da produtividade dos promotores e permite que eles ganhem tempo não apenas na captação das informações, mas também em seu tratamento e no envio para o escritório central, gerando um ciclo que acelera a tomada de decisão, pois permite o uso de informações em tempo real, eliminando atrasos que no passado inviabilizariam qualquer correção de rota.
Percebeu o quanto é preciso ter cuidado com as estratégias de Trade Marketing? Conheça também a importância da Cultura Organizacional, clicando aqui.