Conciliações contábeis e de informações transacionais no mercado financeiro e meios de pagamento contam com grande aliado para garantir acuracidade e eficiência no processamento.
Empresas que possuem altos volumes de lançamentos contábeis e dados transacionais geralmente sofrem com inconsistências em seus processos de conciliações, gerando falhas e retrabalho. As informações precisam ser cruzadas e validadas, trabalhos de alto volume, dados que chegam de forma não digital e precisam ser inseridos em sistemas, dados que não são indexados a tabelas/transações e devem ser confrontados, a maioria desses processos poderiam ser validados gerando suas baixas automáticas. No processamento de informações das transações financeiras e contábeis, essas situações são frequentes e podem comprometer a eficiência da operação, gerando custos adicionais, utilizando maior número de recursos e tornando o processo mais caro e passível de erros.
Vale citar que no mercado de meios de pagamentos essas situações são muito comuns, mais do que imaginamos. Dentro deste contexto e do cenário apresentado acima, nós do Grupo Asserth, fomos procurados por uma empresa de meios de pagamento com operação global, para ajudá-los nas dificuldades encontradas diariamente no processo de conciliação. Após um melhor entendimento dos processos através de mapeamento das atividades, com os seus devidos detalhes, entendemos que otimizar o processamento do grande volume de lançamentos e dados financeiros executados (quase 100% manuais) era a solução mais assertiva, para diminuir erros e agilizar o processo como um todo. Nossos consultores chegaram à conclusão de que deveríamos conduzir todo o processo com plataformas tecnológicas, ferramentas sólidas e acompanhamento de especialistas contábeis para resultados concisos e ágeis.
O projeto foi executado no modelo BPO, teve como princípio absorver as atividades executadas por outra empresa. O nosso time de tecnologia conseguiu rapidamente entender o processo e estruturar uma ferramenta para uma conciliação automática. A tecnologia utilizada, tem como base conceitos modernos de IA (Inteligência Artificial) e RPA (Robotic Process Automation), integrados com um processo eficiente de entendimento e mapeamento da operação, e quando coordenados por profissionais “certos” e experientes , com vasto conhecimentos de gestão de processos operacionais, trazem o diferencial dessa solução de BPO (Business Process Outsourcing), conseguimos um resultado surpreendente, por exemplo uma das contas que costumavam levar de 30 a 40 minutos para o confronto e checagem de dados , hoje são executados em milésimos de segundos, otimizando tempo e aumentando a produtividade do time. Esse resultado só é possível quando integrado: Inteligência Humana X Tecnologia de Ponta.
A coordenadora desta operação, que há 20 anos trabalha desenvolvendo as melhores formas de operacionalizar processos complexos, e que possui grandes conhecimentos operacionais do modelo BPO (Business Process Outsourcing) comenta que “ para conciliações diárias de contas sensíveis, que impactam diretamente o financeiro do cliente, são feitas diversas análises e validações de dados, os quais todos são automatizados e com redundância na validação, onde qualquer anomalia que ocorra automaticamente dispara alertas de sinalização e relatórios instantâneos. Dessa forma conseguimos acuracidade e assertividade no processamento, e esse diferencial é de grande importância para o padrão de exigência desse mercado, especialmente quando se trata de conciliações periódicas para as áreas financeiras e contábeis”.
O Grupo Asserth tem um papel importante e fundamental nos projetos de BPO de todos os seus clientes, frente às novas tendências tecnológicas tem o comprometimento de conceder a todos, clientes e colaboradores o acesso a ferramentas tecnológicas que auxiliem na execução de seus processos operacionais, mantendo a acuracidade de dados e diminuindo erros de execução, assim promovemos experiências positivas e importantes dentro e fora de casa. Esse nível de qualidade, agilidade e profundidade na gestão, passaram a ser diferenciais importantes no atendimento ao mercado financeiro, especialmente no mercado de meios de pagamento.