A Declaração do Imposto de Renda para os Isentos pode ser muito vantajoso.
A declaração do Imposto de Renda começou no dia 07 de Março e é obrigatória para todos que receberam rendimentos superiores a R$28.559,70 em 2018, ou a R$142.798,50, no caso de atividade rural.
Mas declarar mesmo sem entrar neste critério também pode ser vantajoso, dizem especialistas. Na maioria dos casos, o contribuinte consegue restituição e garante um valor extra que não era esperado.
Por exemplo, se forem trabalhados três meses em uma empresa com retenção na fonte, há um valor a ser restituído, que será ajustado pela Taxa de Juros Selic, mesmo que o trabalhador não tenho atingido o mínimo estipulado para declarar.
Quero declarar
O contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis abaixo da faixa de corte deve levar em conta se teve Imposto de Renda Retido na Fonte. Um exemplo dessa situação é quando a pessoa recebeu um valor mais alto em razão de férias.
Outro caso pode ser o recebimento de valores relativos à rescisão trabalhista. Isso tudo pode ser observado no informe de rendimentos fornecido pela fonte pagadora.
Veja a seguir
Imposto retido
Quem apresentar a declaração sem estar obrigado porque teve algum tipo de retenção de imposto durante o ano, como quando recebeu o pagamento de férias, por exemplo, terá 100% de restituição.
“O valor será integralmente restituído, pois não pertence ao governo, mas ao contribuinte, que pagou imposto a mais. Se ele não fizer a declaração, não terá esse dinheiro de volta”, explica Edino Garcia, especialista tributário da Synchro Solução Fiscal.
Financiamento
Mesmo quem não tem imposto a receber, mas pretende pedir um financiamento bancário ou viajar ao exterior pode apresentar a declaração de IR para ficar com esse documento em mãos.
Quem vai precisar de um financiamento imobiliário ou um empréstimo no banco pode ser solicitado a entregar a declaração do Imposto de Renda.
Visto para viajar
Outro motivo para ter a declaração do Imposto de Renda é que esse documento também é solicitado para a emissão de vistos para viagens ao exterior, como no caso de viagens aos Estados Unidos.
A declaração serve como um dos documentos que demonstram condição financeira do viajante para custear a viagem e também seus vínculos com o país.
Sem multa
Segundo o coordenador de Imposto de Renda da Sage IOB, Antônio Teixeira Bacalhau, outra vantagem para o contribuinte desobrigado da entrega é que pode enviar a declaração depois do prazo, sem pagar multa.
Então, se decidir fazer a declaração em cima da hora e não tiver os documentos na mão, não há problema. Pode fazer depois do prazo oficial.
Entenda como funciona o IRPF, clique aqui e saiba mais.