A Gestão de Recursos Humanos já sabe que o que move uma organização são as pessoas, elas são o motor e as engrenagens para o sucesso de qualquer negócio, independente de qual seja o tipo da organização e os seus objetivos, o sucesso da mesma depende do investimento feito nas pessoas que ali trabalham.
Diariamente alguns deslizes imperceptíveis são cometidos e podem prejudicar a saúde do seu negócio. Falhas na comunicação interna, pouco engajamento da equipe e falta de clima organizacional podem comprometer os resultados de todo o time de trabalho. Por isso, é muito importante que a Gestão de Recursos Humanos preste atenção em cada detalhe.
Pensando nisso, o Grupo Asserth separou algumas dicas para evitar esses erros. Confira:
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Esquecer da comunicação interna
Em uma coisa os especialistas parecem unânimes: a falta de comunicação clara é uma das maiores causas de conflitos dentro de uma empresa.
Hoje existem diversos canais como intranet, TV corporativa, mural, redes sociais, blogs e aplicativos, que podem solucionar o problema.
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Focar apenas em resultados
Toda e qualquer empresa possui duas buscas constantes: aumentar os lucros e reduzir as despesas. Entretanto, essas não podem ser as únicas metas existentes.
Os objetivos de uma empresa não podem ser individualistas, com foco apenas em seus interesses. Eles devem ser elaborados em consonância com seus stakeholders.
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Não dar Feedback
O feedback deve fazer parte da cultura organizacional e proporcionar a todos os empregados a oportunidade de saber como anda seu desempenho e o que podem fazer para melhorá-lo. Um retorno sincero é sempre muito bem-vindo.
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Definir metas irreais
Nada é tão irrelevante quanto metas que não podem ser alcançadas, elas desmotivam os colaboradores e têm efeito totalmente oposto ao esperado.
É importante que as metas sejam desenvolvidas de forma sistêmica, com base em análises do ambiente interno e externo.
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Deixar de avaliar o desempenho dos colaboradores
Não avaliar o desempenho da equipe é um dos erros na gestão de pessoas que pode custar caro para a empresa. A avaliação precisa contar com uma análise sistêmica das competências conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes de cada colaborador.
Uma boa avaliação é realizada em 360 graus e leva em consideração a opinião dos subordinados, superiores, colegas de trabalho e até mesmo dos clientes atendidos pela pessoa avaliada.
O mais importante na Gestão de Recursos Humanos é se manter atento ao time. É preciso entender quais são as necessidades dos empregados, qual a melhor maneira de dar retorno sobre o desempenho, estimular a produtividade e o engajamento.
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