Os primeiros minutos de uma entrevista de emprego são cruciais. Apesar de ser um erro avaliar uma pessoa apenas com base numa primeira impressão, a maior parte das pessoas formam julgamentos sobre as outras em alguns segundos de um contato inicial. Conheça 6 dicas de como se portar em uma entrevista de emprego.
Estar bem preparado é o primeiro passo para controlar a ansiedade e o nervosismo do candidato às vésperas de uma entrevista de emprego. Afinal, esta etapa da seleção pode ser o último obstáculo antes de o profissional alcançar um salário maior, dar um salto na carreira ou concretizar um sonho.
Estar bem preparado é o primeiro passo para controlar a ansiedade e o nervosismo do candidato às vésperas de uma entrevista de emprego. Afinal, esta etapa da seleção pode ser o último obstáculo antes de o profissional alcançar um salário maior, dar um salto na carreira ou concretizar um sonho.
Conheça 6 dicas de como se portar em uma entrevista de emprego.
Nunca subestime o poder das primeiras impressões
Para se destacar, vista-se profissionalmente, mostre real interesse pela vaga e esteja determinado a conseguir o emprego. Também é importante manter-se sério durante a entrevista e deixar os seus melhores atributos aparecerem.
Esteja preparado para tudo
Antes da conversa, prepare-se para todo tipo de pergunta. Também é preciso saber explicar seu currículo, ter um bom portfólio e já ter pesquisado sobre o empregador.
Cumprimente a todos
Seja amável com todas as pessoas com quem se cruzar. Não é raro os selecionadores trocarem impressões sobre os candidatos com os recepcionistas, por exemplo, para saber como se comportaram durante o período de chegada e de espera.
Contato visual é importante
Desde o início até ao final da entrevista, procure manter o contato visual com o entrevistador. Se for entrevistado em simultâneo por várias pessoas, tente ir distribuindo o olhar, dedicando a mesma atenção a todas, mesmo que uma seja mais interventiva.
Faça perguntas inteligentes
Lembre-se de fazer perguntas inteligentes durante a entrevista. Por isso, é importante conhecer a empresa. Quanto mais pensar em boas perguntas, mais chances terá de se destacar durante o processo seletivo.
Envie uma nota de agradecimento
Quem deseja ser lembrado pode escrever uma nota ou telefonar para o gerente de contratação depois da entrevista. O gesto mostra que o candidato dispôs do seu tempo para agradecer.
A melhor forma de se destacar entre tantos outros profissionais é ressaltar o que torna o candidato único e ainda reforçar a sua determinação para conseguir o emprego. As empresas querem contratar pessoas que estejam animadas com o trabalho e mostrem verdadeiro interesse em atuar na companhia.
Use essas dicas nas próximas entrevistas e se vá bem. Conheça também a importância da Cultura Organizacional, clique aqui e saiba mais.